Estudantes do CEEP do Chocolate entregam ovos de Páscoa para crianças de creches, em Ilhéus

Palavras-chave:

 

Fotos: Daniel Thame/ GOVBA

Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, unidade da rede estadual de ensino, estão realizando a entrega de ovos de Páscoa, produzidos na fábrica-escola, para crianças de creches de áreas carentes do município. Em clima de muita alegria, alunos da Creche Nova Jerusalém, no bairro Malhado, que abriga cerca de 300 crianças de 4 e 5 anos de idade em três unidades, receberam ovos e bombons de chocolate, entregues por professores e estudantes.

“Nós somos educadores, trabalhamos para a vida. Essa parceria com o CEEP faz a diferença para cada criança que está recebendo o Ovo de Páscoa, o que fica evidente na felicidade estampada no rosto de cada uma delas”, disse o diretor da creche, Gilton Oliveira Silva.

A fábrica-escola do CEEP está confeccionando cerca de 2.500 ovos de Páscoa, além de 5 mil bombons, em um total de meia tonelada de chocolates, produzidos com cacau premium de alta qualidade. A produção é destinada à comunidade escolar e às creches.

Para o estudante Gleidson Conceição, “a sensação é muito gratificante porque cada um desses ovos de chocolate foi produzido com muito amor e carinho para tornar a Páscoa das crianças mais feliz”.

 “Participar desse projeto é motivo de muita alegria, porque, além de fortalecer o processo de aprendizagem, a gente aprende a valorizar a solidariedade”, destacou a estudante Gabriela Rodrigues.

Capacitação e solidariedade

Este ano, cerca de 600 ovos de Páscoa recheados com bombons de chocolate estão sendo distribuídos nas creches Nova Jerusalém e Cantinho do Recreio, bem como no Núcleo Avançado Ponta do Cedro, localizado na Ponta do Cedro, zona rural de Ilhéus.

A professora Joelma Mendonça, do curso Agroindústria, responsável pela operacionalização da fábrica-escola, destaca que os alunos foram acompanhados em todo o ciclo de produção: da torra das amêndoas à produção do chocolate de origem. "Sentir a alegria das crianças ao receberem os ovos é contagiante e nos incentiva, cada vez mais, como educadores comprometidos com uma educação transformadora”.

Atualmente, a fábrica-escola do CEEP do Chocolate, em Ilhéus, conta com cerca 300 estudantes. O diretor Julierme Barros Couto destaca que essas ações despertam nos alunos o senso de trabalho social. "O CEEP tem o objetivo de formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho e, também, cidadãos comprometidos com a melhoria da vida das pessoas e em proporcionarem momentos como este, já que muitas das famílias dessas crianças não têm condições de adquirir os ovos de Páscoa”.

Além do CEEP Nelson Schaun, a Secretaria de Educação da Bahia (SEC) mantém fábricas-escolas do chocolate no CEEP da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, em Arataca, e no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Médio Rio de Contas, em Ipiaú. O CETEP do Baixo Sul, em Gadu, também está doando 100 kits contendo dois ovos pequenos e uma barra de chocolate para as crianças da Escola Municipal Brinquedoteca Vovó Gel.

 

Notícias Relacionadas