Estudantes discutem turismo e responsabilidade social na Educação Profissional

Mais de 300 estudantes dos cursos Técnicos em Guia de Turismo, Hospedagem e Lazer, de Centros Territoriais, Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional nos municípios de Porto Seguro, Camaçari, Eunapólis, Ilhéus, Maraú, Seabra e Una participaram, em Arraial D’Ajuda, do II Encontro de Estudantes do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer.

A atividade, organizada pelo Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, abordou o “Turismo e a Responsabilidade Social no Contexto da Educação Profissional”. O objetivo foi proporcionar aos estudantes a troca de experiências e oportunidade de mergulhar, ainda mais, no universo das futuras profissões.

Durante o encontro, foram realizadas várias atividades como dinâmicas de grupo, oficinas e palestras. A técnica da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), Cláudia Góes, falou sobre a Educação Profissional e Tecnologia Social. Abordou, ainda, a história do turismo, a importância dos técnicos deste eixo tecnológico no sentido de contribuir com a conservação do patrimônio do local e com intervenções social e ambiental. Ela também ressaltou princípios da educação profissional e do turismo no mundo do trabalho.



Estudante do curso Técnico em Guia de Turismo, do Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul (CETEP Litoral Sul), em Maraú, Edmilson Gonçalves, 20, ficou entusiasmado com a experiência. “Aprendi muito nestes três dias. Pude conhecer um pouco mais sobre a realidade da área em turismo de outros municípios do Estado por meio dos relatos dos meus colegas e professores. Estou me sentindo aprimorado e cheio de novidades para contar no Centro”.

Para Christiane Lemos, articuladora de estágio do curso Técnico em Lazer, do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, o II Encontro “foi uma oportunidade de fortalecer a formação dos estudantes e de torná-los, ainda mais, conscientes e críticos das necessidades, no âmbito do turismo, da região em que vivem”, disse.

Também participaram do encontro, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Projeto Coral Vivo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Escola Brasil de Porto Seguro, e empresas locais como a da Upi aia Empresa de Recreação e Eventos, Clube Mar Paraíso, La Torre Risort e Santropez Hotel, quando ministraram palestras sobre temas, como “Responsabilidade social e meio ambiente nas localidades turísticas” e “A preservação dos monumentos históricos”.

Também foram convidados, o Instituto Federal da Bahia (Ifba) e Secretarias Municipais de Educação e do Turismo. Por decisão dos estudantes, o próximo encontro será realizado em Seabra, na Chapada Diamantina.

 

Notícias Relacionadas