Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes desenvolvem projeto para a preservação e uso medicinal de plantas encontradas na Caatinga
Estudantes desenvolvem projeto para a preservação e uso medicinal de plantas encontradas na Caatinga
Publicado em ter, 20/08/2019 - 17:21 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Foto: Divulgação
A estudante Emile Catiele Bispo Sant’Ana, 16, do 2º ano do curso de Meio Ambiente, fala sobre a importância do plantio dessas mudas para o futuro da população. “Cada ano que passa a natureza vai perdendo espaço para novas construções e as árvores são arrancadas e não se coloca outras no lugar. É importante preservamos o meio ambiente para as gerações futuras. Cada muda que planto imagino que estou fazendo um bem para meus filhos e netos que virão e saberão que foi eu que plantei”, disse.
José Vitor Xavier Sena, 15, 2º ano do curso de Meio Ambiente, fala da sua experiência com o plantio da moringa. “A moringa é uma árvore muito importante em nossa região. Além de dar uma boa sombra, as folhas dela purificam a água. Colocando em um recipiente as folhas e uma água barrenta durante um dia, a água ficara limpa e boa para o consumo. Isto é muito importante para a nossa cidade, que passa por longos períodos de seca”.
As propriedades medicinais e de saúde das plantas são abordadas pela professora e orientadora Fernanda Pinho Dantas. “Essas plantas têm papel importante na saúde. As sementes da moringa, por exemplo, têm um alto teor de proteína, além de três vezes mais potássio que uma banana e podem ser utilizadas na alimentação. A cidade de Santaluz precisa de mais arborização nas ruas. Ao tomar conhecimento do projeto, muitos moradores vêm na escola pedir mudas para plantar em casa”, revela. A educadora pretende acrescentar mais espécies de plantas ao projeto, como o Pau Brasil e o Ipê.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro