Estudantes debatem intolerância religiosa e promoção do Estado laico em Santo Amaro

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta quinta-feira (29), no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro, na região do Recôncavo Baiano, o encontro “Diálogos com as juventudes – agosto do combate à intolerância religiosa e promoção do Estado laico”. O objetivo foi fomentar atividades pedagógicas nas unidades escolares referentes à Educação para a Diversidade e Educação em Direitos Humanos, como temas integradores do Currículo Bahia. Estiveram presentes estudantes do Centro Educacional Teodoro Sampaio; do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Turismo do Leste Baiano; do Colégio Estadual Castro Alves; do Colégio Estadual Antônio dos Santos Paim; e das unidades da rede municipal.

Fotos: Divulgação
“Este é o terceiro evento que tem como proposta tratar sobre temas integradores do novo currículo, voltados para estudantes da rede pública do Estado da Bahia. Temas que consideramos importantes para a formação do sujeito enquanto cidadãos de direitos e deveres. Neste encontro visamos discutir as questões voltadas para a intolerância religiosa, em busca de garantir o Estado laico, uma das conquistas da liberdade do homem e da democracia na nação brasileira em tempos delicados que estamos vivendo. Não podemos perder o que está previsto no Artigo 5° na Constituição Federal de 1988”, destacou a coordenadora de Ensino Médio da SEC, Jurema Brito.

Participaram do debate como palestrantes o padre Alfredo Souza Dorea, com o tema “Pressupostos do diálogo interreligioso”; a ialorixá Juçara Pontes, falando sobre “Intolerância religiosa nas religiões de matriz africana”; o pastor Joel Zeferino, com o tema “Da intolerância à convivência: caminhos para a paz”; a defensora Clarissa Verena Lima Freitas, com o tema “A promoção do Estado laico”; e Clerisvaldo Santos Paixão, da Secretaria de Promoção da Igualdade (SEPROMI), dialogando sobre “Atuação do Centro de Referência de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa Nelson Mandela”.