Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes de Vitória da Conquista participam da Maratona UNICEF SAMSUNG para a criação de aplicativos
Estudantes de Vitória da Conquista participam da Maratona UNICEF SAMSUNG para a criação de aplicativos
Publicado em qui, 05/07/2018 - 16:46 por Desconhecido
Palavras-chave:
Os estudantes da rede estadual de ensino, Márcia de Souza Santos, 16 anos e Filipe de Jesus Souza, 17, que fazem parte da incubadora de projetos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista (519 km de Salvador), estão entre os integrantes das 32 equipes finalistas da maratona UNICEF SAMSUNG. A iniciativa tem o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos para dispositivos móveis que visem a utilização de aplicativos (APPs) nas salas de aula do ensino fundamental, do 6° ano 9º ano, nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A Maratona é organizada pela Associação parta Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e SAMSUG.
A maratona online, iniciada no dia 2 de julho, acontece até o dia 24 de agosto, quando as equipes já estarão com os seus respectivos aplicativos finalizados para serem testados e apresentados no evento final de certificação que será realizado de 8 a 11 de outubro. O evento reúne programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores e inventores em geral.
A estudante Márcia de Souza Santos, que cursa o 3° ano do curso técnico em Segurança do Trabalho, no Centro Estadual de Educação Profissional Adélia Teixeira (CEEP), está na equipe CJCC BASP, que também conta com três estudantes universitários da Universidade de São Paulo (USP) e a professora da rede estadual Adriana Santos Sousa. Eles estão desenvolvendo o aplicativo “Cartográfico”, que tem a finalidade de explorar conteúdos de Matemática e Geografia de forma interdisciplinar.
“Estou muito feliz de participar de um projeto inovador como este, pois estamos ajudando outros estudantes a aprender de forma mais divertida. Com o nosso aplicativo, o usuário responderá desafios e questões sobre localização e outros conteúdos como Plano Cartesiano, no qual também haverá um jogo”, explicou a estudantes.
Já Filipe Souza está na equipe “TRIPulação” que, assim como todas as equipes, também possui estudantes universitários, a exemplo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A professora orientadora da rede estadual é Elmara Pereira de Souza. Eles estão desenvolvendo um aplicativo com o mesmo nome e que trabalha conteúdos de Inglês e História de forma divertida.
Para a professora Elmara de Souza, a maratona vai contribuir muito para o aprendizado dos estudantes. “Organizamos o grupo, elaboramos o projeto e fizemos a inscrição no edital com o objetivo de criar aplicativos que pudessem ser usados nas escolas públicas de todo o país. Foi uma grande surpresa ter nosso projeto selecionado entre vários do Brasil. Esta é uma grande oportunidade que os alunos têm de serem autores e de trabalharem em parceria com alunos de graduação para produzirem conhecimento que, com certeza, será muito útil para a vida deles”, ressalta a educadora.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo