Estudantes de Valente melhoram rendimento escolar com projeto de monitoria em Matemática

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Fotos: divulgação
Os estudantes do Colégio Estadual César Borges, no município de Valente, estão desenvolvendo cada vez mais o interesse pela Matemática, graças ao projeto “Descomplica: monitoria em Matemática”, que vem sendo desenvolvido em sala de aula. O trabalho, que envolve os estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, tem como objetivo promover o desenvolvimento, o estímulo, o protagonismo juvenil e a ampliação da capacidade de raciocínio e de resolução de problemas.
 
O projeto é coordenado pelo professor Danilo Carvalho e surgiu, segundo explicou o educador, da necessidade de promover o interesse pela disciplina. “Tudo é pensado com vistas à melhoria do desempenho nos resultados e nas avaliações internas e externas, agregadas a uma formação apta para o exercício profissional e de transformação da realidade em que os jovens estão inseridos”, pontuou.
 
Além de promover o crescimento do rendimento dos estudantes no componente curricular (Matemática), a proposta é estimular o protagonismo dos estudantes como sujeitos portadores de conhecimentos, habilidades e competências; minimizar o fracasso escolar nessa área; e promover a ampliação do raciocínio matemático do estudante. Por isso, o projeto envolve, em média, 180 estudantes monitorados por 18 colegas, selecionados na avaliação diagnóstica de competência e habilidade. “Nessa avaliação, levamos em conta, também, o espírito de liderança dos alunos que concorrem à monitoria. Também realizamos oficinas de capacitação de conteúdos matemáticos, abertas a todos os alunos interessados, e promovemos um treinamento à parte para os monitores escolhidos, para estimulá-los à reflexão e ao papel de cada um no processo de ensino e aprendizagem dos demais colegas”, explicou o professor.
 
Metodologia
O projeto é desenvolvido de forma que atenda a maioria dos estudantes do Ensino Médio que apresentam dificuldades e baixo índice de aprendizagem. As aulas de monitoria são desenvolvidas em turno oposto ao do estudante. Os monitores são capacitados de acordo com os conteúdos das unidades, sendo, por conseguinte, estimulados à reprodução e difusão do conhecimento para os demais colegas em situação de déficit no processo de aprendizagem da Matemática. A partir daí, e em espaços grupais definidos por afinidade (até dez estudantes por monitor), os monitores desenvolvem atividades, difundindo o conhecimento aos demais colegas de sala.
 
Os alunos monitores também fazem, semanalmente, a identificação e o acompanhamento dos estudantes para que sejam verificados os avanços e as dificuldades da cada discente. Ao final de cada unidade, o monitor recebe gratificação de até 0,5 (cinco décimos) em razão das atividades desenvolvidas e os estudantes que recebem a monitoria, a partir da frequência e participação, também são beneficiados com a quantia de 0,2 (dois décimos), computados na média final da unidade.

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