Estudantes de Senhor do Bonfim podem participar de oficinas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura

Estão abertas, até o dia 20 de outubro, as inscrições para oficinas de artes, audiovisual, idiomas e ciências, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Senhor do Bonfim. Direcionadas aos estudantes da rede estadual de ensino, as oficinas são realizadas em turno diferente aos quais os estudantes estão regularmente matriculados. Os interessados devem comparecer pessoalmente ao CJCC, portando RG, CPF, comprovante de matrícula e foto 3x4. O início das atividades está previsto para o dia 21 de outubro.
 
As oficinas são algumas das atividades desenvolvidas pelo CJCC, que faz parte do projeto de educação integral da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. “O Centro Juvenil tornou-se um ambiente que atrai os estudantes pelas atividades que combinam lazer e aprendizado. Os alunos que frequentam o espaço já perceberam que as nossas oficinas contribuem para a melhoria dos conteúdos curriculares. Também estamos focados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e, com o objetivo de ajudá-los para as provas, iremos realizar um aulão”, afirmou a diretora do CJCC de Senhor do Bonfim, Janair Torres Borges.
 
Entre as ações oferecidas, está Fazendo Selfie, oficina que tem a proposta de estimular o resgate cultural a partir da fotografia de si mesmo. Já Raio X da Ciência, abordada conceitos da área Ciências da Natureza, possibilitando ao educando reflexões sobre a ciência e suas contribuições para os avanços tecnológicos, por meio de uma abordagem crítica sobre o desenvolvimento sustentável. Line by Line, por sua vez, desenvolve a arte da contação de histórias, envolvendo criação, interpretação e performance teatral de produções dos alunos nos vários formatos textuais.
 
Outra oficina é Universo e seus Mistérios, que promove o diálogo sobre aspectos referentes à astronomia, de forma interativa e desafiadora, utilizando recursos multimídia. Há, também, a oficina de Papéis Interativos, na qual os estudantes aprendem a técnica de uso de papel reutilizável para transformar em vários objetos. Os alunos ainda podem participar da oficina de Cartoon, para o estudo de espanhol e inglês.
 
Os estudantes aprovam as iniciativas. “Eu participo de quase todas as oficinas que o CJCC oferece, mas gosto, em especial do curso de Line by Line porque estimula a nossa criatividade para inventar histórias. Agora mesmo, estamos produzindo uma História em Quadrinhos. Outra que também me atrai muito é a de Raio X da Ciências porque tudo que  aprendemos no nosso livro didático, aplicamos na prática”, disse Luiza Rios, 14 anos, estudante do Colégio Estadual Júlio César Salgado, em Senhor do Bonfim.
 
Inaugurado em maio deste ano, o CJCC – Senhor do Bonfim atende a cerca de 500 estudantes do ensino médio e conta com sete salas de aula, sala de cinema, sala de games, refeitório e um quadro de nove professores e 16 monitores, ofertando uma diversidade de atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, em três turnos. Além das oficinas, a unidade realiza atividades como o Cineclube (exibição de filmes para alunos e comunidade do entorno) e as Quintorias (projeto musical realizado às quintas-feiras, seguindo uma temática mensal com gêneros musicais diversos).
 
Educação complementar – O Centro Juvenil de Ciência e Cultura é uma iniciativa de educação complementar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que visa ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas na perspectiva de consolidar a sua capacidade de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade. Em Salvador, o CJCC é localizado no  Colégio Estadual da Bahia - Central - Pavilhão Dalva Matos, no bairro de Nazaré.

Notícias Relacionadas