Estudantes de Salvador apresentam espetáculo sobre o feminino da Independência do Brasil na Bahia

Palavras-chave:
Foto: Emerson Santos

Estudantes do Colégio Estadual Deputado Naomar Alcântara, localizado no bairro de Cajazeiras V, em Salvador, deram um show de talento ao apresentar, nesta quarta-feira (5), no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, o espetáculo “Independência: o feminino na conquista da liberdade”, que retrata a participação feminina nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia. A atividade integrou a programação do evento “Uma Quarta de FreePelô”, realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado como um aquecimento para a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontecerá de 9 a 3 de agosto, na capital baiana.

 

Segundo a professora de História e atriz, Telma Souza, que assina a direção e o roteiro, a peça é fruto de um projeto interdisciplinar realizado este ano na unidade escolar, com o foco nas comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Para a educadora, a arte acaba impactando os estudantes de várias formas. “É muito significativo quando unimos estudantes pretos de comunidades para contar um pouco da história da nossa Bahia para que outros estudantes entendam de forma simples e se identifiquem através da arte”, salientou.

 

 

As estudantes Vitória Marinho, 15, Yasmin dos Santos, 15 e Francine Varjão, 16, do 9º ano, deram vida às heroínas da Independência - Joana Angélica, Maria Felipa e Maria Quitéria -, respectivamente. Para Yasmin, protagonizar uma peça tem um significado especial. “É a primeira vez que venho a um teatro e nunca imaginei me apresentando em um. Eu era muito tímida e foi na escola que eu despertei este talento para o teatro”, disse.

 

 

Francine Varjão afirmou que representar Maria Quitéria foi uma honra. “Foi uma experiência incrível poder participar e representar essa mulher forte e guerreira. É muito gratificante mostrar para jovens como eu que a arte constrói vida e nos motiva”. A estudante Vitória Marinho, que também nunca tinha ido a um teatro, falou da experiência. “Se caracterizar e representar uma história tão marcante que já aconteceu é muito bonito e, com certeza, o aprendizado de lidar com o público vai marcar a minha vida”.

 

Outras unidades escolares também estão promovendo atividades culturais alusivas ao bicentenário. No Colégio Estadual de Boquira, os estudantes participam, de 10 a 13 de julho, de diferentes atividades como ciclo de palestras sobre contexto, identidade e luta pela Independência do Brasil e mostra audiovisual com curtas sobre a temática, além de apresentação teatral e sarau com músicas locais e regionais. Já no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus, os estudantes estão participando de oficinas de percussão, capoeira e teatro, com o foco no bicentenário.

Notícias Relacionadas