Estudantes de Praia do Forte participam de Feira da Empregabilidade

Palavras-chave:
Com os objetivos de aprender como aumentar a sua empregabilidade e garantir um futuro de oportunidades, os estudantes do Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado em Praia do Forte, no município de Mata de São João (a 63 km de Salvador), juntamente com a comunidade do entorno, participaram, nesta quinta-feira (19), da Feira da Empregabilidade. O evento, realizado na unidade escolar em parceria com a ONG Plan International, envolveu oficinas temáticas, stands voltados à intermediação de emprego e estágio, atividades lúdicas e palestra sobre o tema com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
 
Prestes a concluir o Ensino Médio e partir para o mundo do trabalho, o estudante Leonardo Angioletti, 18, 3º ano, falou sobre a atividade. “Ainda não defini se farei uma faculdade de Psicologia, Pedagogia, Gastronomia ou Nutrição, mas no encontro tirei minhas dúvidas em relação à empregabilidade de cada uma dessas profissões. No caso de eu escolher fazer Gastronomia, foi importante saber qual o melhor caminho para montar o meu próprio restaurante, por exemplo”, disse. 
 
A colega Yasmim Moura, 17, 3º ano, revelou que também estava com uma série de dúvidas e inquietações sobre as profissões e o mercado. “Pretendo fazer Medicina ou Psicologia, mas as dúvidas são muitas em relação à empregabilidade e esclareci várias questões ligadas ao meu projeto de vida que é cursar uma faculdade na área de Saúde”. 
 
A professora de Física, Fátima Marie Panaka, falou que ações pedagógicas como estas ampliam os horizontes dos estudantes envolvidos. “O jovem tem muitas dúvidas em relação à futura profissão, sobre empregabilidade, como fazer um currículo, como se comportar em uma entrevista de emprego. Então, a feira serviu de estímulo para eles enfrentarem a batalha do emprego de forma consciente e objetiva. O aprendizado que obtiveram será para a vida toda”, pontuou. 
 
Como parte da programação, os participantes também puderam aproveitar um momento de relaxamento na ação “Yoga do riso”.

Notícias Relacionadas