Estudantes de Juazeiro participam de evento escolar sobre cultura indígena e africana

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Os estudantes do Colégio Estadual Cecílio Matos, localizado no município de Juazeiro (508 km), participaram, na noite desta segunda-feira (11), no Centro Cultural João Gilberto, do IV Caldeirão Cultural, que teve como tema ‘Negros e índios no Vale do São Francisco: história, identidade e diversidade cultural. O evento contou com exposição de produções dos estudantes, estandes com comidas típicas, mesa temática e apresentações culturais.
 
Segundo a diretora do colégio, Tânia Mota, o evento relacionado às disciplinas da área de humanas refletiu no aprendizado dos estudantes. “O evento tem como objetivo o protagonismo juvenil, pois a programação é construída a partir do próprio conhecimento que os estudantes adquirem nas aulas e pesquisas sobre o tema trabalhado. Um dos assuntos relacionados foi a lei 11.645/2008, que reflete sobre a negação histórica, epistêmica e pedagógica dos conhecimentos elaborados por negros e índios na constituição dos modos de ser brasileiro”, destacou a gestora.
 
Para a estudante Maisa Andrade, 16, 2º ano, que participa do evento desde a primeira edição, o ‘Caldeirão Cultural’ promove a integração. “Todos os estudantes se envolvem, participam e aprendem sobre os conteúdos estudados de forma leve e divertida, pois saímos da rotina dos livros e pesquisamos mais profundamente sobre o tema indo para museus e elaborando nossos trabalhos. Fiz uma apresentação de dança afro e indígena e, também, cantei a música ‘Cota não é esmola’, da cantora Bia Ferreira, para passar a mensagem da letra para todos que participaram”, revelou. 
 
Além das apresentações da dança e música, o evento foi marcado por uma mesa temática. No local, os participantes conferiram uma exposição de instrumentos de caça, peças artesanais e adereços utilizados por povos indígenas e africanos e, também, conheceram as comidas típicas dos povos tradicionais. 
 

Notícias Relacionadas