Estudantes de Feira de Santana fazem aulas de campo e se encantam com a Chapada Diamantina

Palavras-chave:
Foto: divulgação
Estudantes do Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes, localizado em Feira de Santana (108 km de Salvador), acompanhados de seus professores, realizaram, neste final de semana, uma visita pedagógica à Chapada Diamantina. Trata-se de um projeto multidisciplinar desenvolvido na unidade desde 2014, com o objetivo de fortalecer o aprendizado em diversas áreas do conhecimento. Além de encantados com as belezas naturais e a magia da região, os alunos ficaram entusiasmados com a palestra sobre Astronomia, bem como com as visitas às grutas e caminhadas nas trilhas, atividades com as quais revelam ter absorvido conteúdos importantes sobre a história do lugar, as formações geológicas e a bioquímica das águas, entre outros.
 
Participaram do projeto de visitação à Chapada Diamantina estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da unidade escolar. Um deles, Vinícius Santos, 19, 3º ano, conta que essa foi a experiência “mais impactante” que teve em toda a sua vida. “Tudo ali é inexplicável, é surreal. A beleza nos encanta de uma forma que nunca mais esqueceremos da Chapada. Já quero voltar para explorar outros conhecimentos voltados a diversas áreas, como a da Astronomia, que eu achei incrível porque aprendemos muito sobre as constelações”.
 
O colega Ian Carneiro, 12, 8ª ano, completou: “Eu nunca vi um céu tão estrelado como o da Chapada Diamantina. Fiquei impressionado. Foi minha primeira vez na Chapada e posso dizer que o lugar é surreal. O Poço Azul é divino, inesquecível. A palestra sobre Astronomia também foi marcante porque aprendi muito sobre o nosso universo. Também aprendi sobre a história do lugar, que já foi mar há mais de 600 milhões de ano. Não vejo a hora de voltar à Chapada no próximo ano”.
 
O professor de Educação Física e vice-diretor da unidade escolar, Fellipe de Abreu, atesta que os estudantes voltaram da viagem deslumbrados. “Todo ano realizamos este projeto pedagógico nessa região rica e cada professor explora a sua área. Para a sua realização, durante todo o ano letivo os nossos estudantes promovem diversas atividades, como venda de lanches, para arrecadar fundos que são investidos em hospedagem, alimentos e transporte. O objetivo da viagem, além da parte pedagógica, é de despertar nos nossos alunos o fato de que eles podem realizar os seus sonhos com organização e determinação”.
 
O educador conta, ainda, que o roteiro cumpriu trilhas, como a realizada na primeira noite na Chapada, em direção ao Poço Azul, seguida da palestra com o astrônomo Fernando Monareto. Os estudantes também realizaram visitas às grutas da Lapa Doce e da Pratinha, além do Morro do Pai Inácio e da Cachoeira do Mosquito.  

Notícias Relacionadas