Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes de Catu desenvolvem trabalhos de investigação científica
A estudante Mônica Nascimento é motivo de orgulho para a comunidade escolar do Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu. O projeto elaborado pela aluna ficou entre os três melhores na classificação final da II Feira de Ciências da Bahia, realizada em novembro dentro da programação do I Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura, em Salvador. “Eu quero escrever muito ainda este ano e continuar participando dos eventos na área”, declarou Mônica, que é estudante do curso de Petróleo e Gás, na modalidade ensino médio integrado à Educação Profissional, implantado há quatro anos no colégio.
Com o resultado do projeto Destino dos Resíduos Sólidos por Empresas Petrolíferas do Município de Catu, a estudante virou exemplo para os colegas. Segundo a professora de química, Heloísa Santana, a experiência estimulou os jovens da unidade escolar, que desejam desenvolver novas pesquisas. “Agora todos esses garotos querem escrever. Foi uma injeção de ânimo muito boa pra gente. Isso é resultado de muito esforço de cada um”, considera.
A parceria com o Instituto Federal Baiano (IFBaiano) – campus de Catu, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), também contribui para os resultados positivos do Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa. O programa permite que os alunos do curso de licenciatura em química do IFBaiano prestem monitoria aos estudantes da escola, no turno diferente ao das aulas regulares.
Responsabilidade Socioambiental - Além das aulas extras, os estudantes participam de grupos de trabalho e de atividades, como o I Fórum de Responsabilidade Socioambiental, realizado sexta-feira (25/01), no próprio colégio. “Nós saímos para pesquisar, fizemos visita às fazendas, conhecemos o trabalho dos agricultores e levamos informações para eles”, contou Jaqueline de Jesus, estudante do 1º ano do ensino médio.
O I Fórum de Responsabilidade Socioambiental reuniu 800 jovens durante todo o dia, em palestras sobre agrotóxicos, meio ambiente e saúde. “Eu lancei o desafio do projeto, fizemos todo o trabalho detalhado e o fórum é a culminância disso”, contou a monitora Evanir Lima, estudante do curso de licenciatura em química do IFBaiano.
Para a gestora do Colégio Pedro Ribeiro Pessoa, Olga Campos, a parceria com Instituto Federal tem sido positiva. “Não apenas no fórum, mas nos outros projetos que já desenvolvemos aqui, a participação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) possibilita aos nossos estudantes irem além do espaço da sala de aula, incentivando a investigação científica e fortalecendo o interesse pelas aulas e pela escola”, concluiu.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores