Estudantes de Catu desenvolvem trabalhos de investigação científica

A estudante Mônica Nascimento é motivo de orgulho para a comunidade escolar do Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu. O projeto elaborado pela aluna ficou entre os três melhores na classificação final da II Feira de Ciências da Bahia, realizada em novembro dentro da programação do I Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura, em Salvador. “Eu quero escrever muito ainda este ano e continuar participando dos eventos na área”, declarou Mônica, que é estudante do curso de Petróleo e Gás, na modalidade ensino médio integrado à Educação Profissional, implantado há quatro anos no colégio.

Com o resultado do projeto Destino dos Resíduos Sólidos por Empresas Petrolíferas do Município de Catu, a estudante virou exemplo para os colegas. Segundo a professora de química, Heloísa Santana, a experiência estimulou os jovens da unidade escolar, que desejam desenvolver novas pesquisas. “Agora todos esses garotos querem escrever. Foi uma injeção de ânimo muito boa pra gente. Isso é resultado de muito esforço de cada um”, considera.

Foto: Jouse Cruz Ascom/Educação
Petróleo – Com um curso de Educação Profissional em Gás e Petróleo, o colégio qualifica jovens para a atuação em indústrias do petróleo, uma vez que a região abriga empresas do ramo. A ideia é dar o suporte necessário para que os alunos alcem voos ainda maiores. “Nós fizemos uma parceria com a Petrobras para vagas de estágio. Os nossos alunos do 4º ano estão saindo pra fazer um estágio na empresa, direcionado por eles”, informou Heloísa Santana.

A parceria com o Instituto Federal Baiano (IFBaiano) – campus de Catu, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), também contribui para os  resultados positivos do Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa. O programa permite que os alunos do curso de licenciatura em química do IFBaiano prestem monitoria aos estudantes da escola, no turno diferente ao das aulas regulares.

Responsabilidade Socioambiental - Além das aulas extras, os estudantes participam de grupos de trabalho e de atividades, como o I Fórum de Responsabilidade Socioambiental, realizado sexta-feira (25/01), no próprio colégio. “Nós saímos para pesquisar, fizemos visita às fazendas, conhecemos o trabalho dos agricultores e levamos informações para eles”, contou Jaqueline de Jesus, estudante do 1º ano do ensino médio.

O I Fórum de Responsabilidade Socioambiental reuniu 800 jovens durante todo o dia, em palestras sobre agrotóxicos, meio ambiente e saúde.  “Eu lancei o desafio do projeto, fizemos todo o trabalho detalhado e o fórum é a culminância disso”, contou a monitora Evanir Lima, estudante do curso de licenciatura em química do IFBaiano.

Para a gestora do Colégio Pedro Ribeiro Pessoa, Olga Campos, a parceria com Instituto Federal tem sido positiva. “Não apenas no fórum, mas nos outros projetos que já desenvolvemos aqui, a participação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) possibilita aos nossos estudantes irem além do espaço da sala de aula, incentivando a investigação científica e fortalecendo o interesse pelas aulas e pela escola”, concluiu.