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Estudantes de Caetité contam a história da cidade através da arte e cultura
Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (Cetep), localizado em Caetité, conheceram um pouco mais sobre a história e a cultura da cidade, ao participarem de projetos de arte e cultura desenvolvidos na unidade escolar. A temática serviu de inspiração para que os estudantes criassem composições musicais, vídeos, poemas e artes visuais, por meio dos projetos Tempos de Arte Literária (TAL), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Artes Visuais Estudantis (AVE) e do Festival Anual da Canção Estudantil (Face). A culminância aconteceu na sexta (21/08) e no sábado (22/08), na unidade escolar, mobilizando a comunidade estudantil e as famílias.
“A participação nesse projeto fez evoluir meus conceitos sobre a história da minha cidade”, aluna Leandra Silva
A estudante do curso técnico em Controle Ambiental, Leandra Araújo Silva, 17 anos, retratou a história e a cultura local por meio do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA). Ela e os integrantes de sua equipe visitaram a Igreja São Benedito para fotografar os detalhes arquitetônicos. Além disso, os alunos pesquisaram no arquivo público e fizeram uma entrevista com um locutor de rádio para saber mais sobre a história da cidade. Com as fotos e poemas criados a partir das informações colhidas, os alunos confeccionaram um álbum patrimonial. Os convidados da culminância, tiveram a oportunidade de consultar a obra e saber mais um pouco sobre o patrimônio de Caetité. “A participação nesse projeto foi muito importante porque fez evoluir meus conceitos sobre a história da minha cidade”, disse a aluna Leandra Silva.
Para produzir um vídeo de cinco minutos, direcionado ao projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Bruno Soares Souza, 18 anos, aluno do curso técnico em Administração, visitou casarões antigos e engenhos de cana-de-açúcar localizados na zona rural. “Foi muito interessante poder fazer um resgate histórico dos nossos antepassados que trabalhavam na produção de rapadura e cachaça”, contou o estudante.
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De acordo com o articulador dos projetos estruturantes do Núcleo Regional de Educação de Caetité (NRE 13), Helder Castro Silva, a participação dos alunos nos projetos contribui para a melhoria do rendimento escolar. “Os alunos se sentem valorizados em mostrar seus talentos para a comunidade escolar e a população”, destacou. Já a professora de História, Nadir Ledo Aguiar, revelou que os alunos passam a se identificar mais com a disciplina, devido ao estudo relacionado à história da cidade. “Eles se sentiram estimulados porque saíram da sala de aula e foram a campo, onde tiveram contato com a população e o patrimônio”, concluiu.
Após a etapa escolar, os projetos dos estudantes passam pela etapa regional, por Núcleos Regionais de Educação. Os selecionados participam do 4º Encontro Estudantil, em novembro, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador.
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