Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes da zona rural de Boa Vista do Tupim usam WhatsApp para manter o processo educativo
Estudantes da zona rural de Boa Vista do Tupim usam WhatsApp para manter o processo educativo
Publicado em ter, 14/04/2020 - 09:56 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
A busca dos educadores é para que os impactos do distanciamento social, por causa do Coronavírus, sejam minimizados na trajetória de aprendizagem dos estudantes.
A coordenadora pedagógica Thaís Pinheiro, que atua nos dois colégios, explica as estratégias adotadas, por se tratar de um contexto rural. “Nem todos os nossos estudantes dispõem de computadores ou acesso à internet em suas casas. Mas realizamos um levantamento e observamos que boa parte deles possuía alguma possibilidade de acesso e decidimos começar com o que era possível no momento. Os que não têm internet, estamos estudando a possibilidade de imprimir as atividades e entregar em mãos”, explica.
Por meio de grupos no WhatsApp, os professores enviam videoaulas e textos, entre outras atividades, e os estudantes realizam as tarefas solicitadas. “Temos um cronograma definido por área/componente curricular para cada dia da semana. Os professores dialogam e tiram dúvidas dos alunos e, também, os estudantes colaboram entre si, por meio dessa ferramenta. No caso dos estudantes que não disporem de celular, temos mães presentes nos grupos, que recebem o conteúdo e repassarem em casa para os filhos as atividades propostas”.
A estudante Adrielle Gomes, do Colégio Estadual Castelo Branco, 17, 3º ano do Ensino Médio, conta que, antes de se estabelecer o período de quarentena, e consequentemente, a paralisação das aulas presenciais na unidade, já possuía uma rotina de estudos dedicada às atividades escolares e ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Com a suspensão das aulas, minha rotina continuou, porém ficou mais fácil para estudar, especialmente para o ENEM, devido ao maior tempo livre disponível. A coordenação pedagógica, a direção e os professores têm dado todo o suporte a nós, através do encorajamento para começarmos a fazer o pedido de inserção do ENEM. Ademais, também foi passado para nós um cronograma em que pela parte da manhã os professores nos enviam atividades on-line e, no período da tarde, foi proposto que fizéssemos algumas atividades culturais, como por exemplo assistir a programas educativos exibido na TVE ou no Canal Futura, bem como visitar um museu virtual, entre outros”, relatou.
O Josevan Melo da Silva, 17, 3º ano do Aloísio Damasceno, também fala sobre este novo momento. “O estudo on-line está sendo bom, mas sinto falta dos professores em sala de aula nos ajudando a todo momento, presencialmente. Sinto falta deles e dos colegas, de estudarmos juntos. Mas entendo que, neste momento, as atividades on-line são a melhor forma de não ficarmos parados enquanto esperamos esta pandemia passar e tudo voltar ao normal”
A estudante Joseane dos Santos Araújo, 18, 3º ano também do Aloísio Damasceno, conta que, no começo, teve suas dificuldades para estudar on-line. “Porque estava acostumada com a presença dos professores e dos colegas presencialmente. Mas consegui me adaptar e agora estou achando uma experiência muito boa, pois a qualquer hora estou tirando dúvidas dos conteúdos com os professores e os colegas sempre me procuraram para dar explicações e eu vou ensinando o que sei e, assim, todos se ajudam via celular”.
Suspensão das aulas
Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição será realizada na rede estadual de ensino.
Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição será realizada na rede estadual de ensino.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas