Estudantes da rede pública estadual são premiados na 12ª Febrace

A aluna Laís Leal Dieb e a professora Cláudia Soares Santos, do Colégio Estadual Fred Gedeon, localizado no município de Floresta Azul, foram premiados na 12ª edição da Feira de Ciências e Engenharia (Febrace), com o projeto A Poluição do Rio Salgado no Município de Floresta Azul: causas e consequências. No evento, realizado entre os 18 e 21 de março, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, sete trabalhos de escolas da rede estadual baiana foram selecionados para a final, sendo que, destes, três já tinham sido classificados por meio da III Feira de Ciências da Bahia, realizada pela Secretaria da Educação do Estado, em novembro do ano passado, em Salvador.

Considerada a maior feira de ciências e engenharia do Brasil, cujo objetivo é aproximar as escolas públicas e privadas da comunidade universitária, a Febrace premiou o projeto sobre a poluição do Rio Salgado, em Floresta Azul, com três certificados de reconhecimento pela pesquisa científica. A professora Cláudia Soares Santos, orientadora de Laís e José Oliveira Netto, aluno que também participou do projeto, ressalta que o trabalho foi premiado em primeiro lugar na Feira de Ciências, na área de Humanas.

Fotos: Arquivo pessoal

“A surpreendente premiação na Febrace é uma evidência de que o conhecimento extrapola a sala de aula, e que o aluno é capaz de produzi-lo, cabendo a nós, professores, estimulá-los cada vez mais. Estou orgulhosa deles e muito feliz com o resultado do nosso investimento na pesquisa científica”, declara a professora-orientadora.

A estudante Laís Leal Dieb ressalta a importância de ter participado do projeto. “Foi uma surpresa muito grande, pois considero que este tema não é muito valorizado pela sociedade. E, mesmo já tendo concluído o ensino médio, quero continuar com as pesquisas. Nunca mais vou ver o rio da mesma maneira”, considerou.

A professora Irene Cazorla, diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), ressalta que a participação dos estudantes em um evento como a Febrace reflete a dinamização do ambiente escolar e o fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem, possibilitados pelo desenvolvimento dos projetos da Feira de Ciências nas escolas. “O interesse dos estudantes vem crescendo a cada edição da Feira, tanto que, na última, tivemos 166 projetos apresentados. Isto muito nos alegra como educadores”, disse.

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