Estudantes da rede podem visitar navio-escola até quarta-feira (28)

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Uma opção de lazer e cultura para os estudantes da rede estadual – em férias até o dia 30 deste mês – é visitar o navio-escola NRP Sagres, que ancorou em Salvador nesta segunda-feira (26), e permanece até quinta (29), no Porto de Salvador, localizado na região do Comércio, sendo que estará aberto para visitação pública até quarta-feira (28). A embarcação tem um programa de visitas a bordo, de divulgação e de representação a cargo de sua guarnição formada por 134 militares, além de diversos eventos organizados juntamente com os parceiros da Marinha que se associaram à viagem, sob o comandado do capitão de fragata Antônio Manuel Gonçalves.

No porto de Salvador, irão embarcar 44 cadetes do 2º ano da Escola Naval, iniciando, então, a travessia atlântica de regresso a Lisboa, no dia 29. A principal missão do veleiro é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha portuguesa – dentre os quais, 15 são de Cabo Verde, Angola, Moçambique, Angola, Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Marrocos, Tunísia e Turquia –, complementando a componente técnica e acadêmica ministrada na Escola Naval.

Com 90 metros de comprimento, três mastros e armação em barca, construído na Alemanha, em 1937, o grande veleiro navega há 80 anos, 54 dos quais com a bandeira de Portugal, assegurando a sua missão de formar os futuros oficiais da Marinha Portuguesa e complementando a componente técnica e acadêmica ministrada na Escola Naval. Além disso, o navio representa o país e a Marinha no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada Itinerante de Portugal, destacando-se, em 2016, a sua estadia no Rio de Janeiro, onde funcionou como a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos, em resultado da parceria entre a Marinha Portuguesa e o Comité Olímpico de Portugal.

Itinerário – A embarcação partiu de Lisboa, em Portugal, no dia 27 de abril, e fez escala em Cabo Verde e Recife, antes de atracar na capital baiana. De Salvador, o navio segue viagem para o Rio de Janeiro. Antes, visitará a Cidade da Praia, em Cabo Verde (15 a 17/7) e o Funchal, na Ilha da Madeira (28 a 31/7). Em 20/8, iniciarão uma nova viagem de instrução, desta vez com os cadetes do 1º Ano da Escola Naval, atracando em Leixões (23 a 25/8). Seguem, depois, para Le Havre, na França, onde voltam a se reunir com outros grandes veleiros no último porto da regata da STI (31/8 a 3/9), regressando a Lisboa em 9 de setembro, ao fim de 101 dias de viagem.

Programa da estadia do navio em Salvador
 
- Segunda (26)
 
9h - Atracação do navio-escola no Porto de Salvador
10h30 - Coletiva à imprensa com o comandante Gonçalves
12h às 17h - Aberto para visitação pública
 
- Terça (27) e  Quarta (28)
 
9h às 17h - Aberto para visitação pública
 
- Quinta (29)
 
10h - Largada do navio

Notícias Relacionadas