Estudantes da rede estadual visitarão a Expo Darwin 200, a partir de segunda-feira (23)

Foto: Tiago Junior / Ascom Sema
Foto: Ilustrativa
Os estudantes da rede estadual de ensino visitarão, nas próximas segunda (23) e quinta-feira (26), o Oosterschelde, maior veleiro histórico de bandeira Holandesa, que faz parte da "Expo Darwin 200: a Bahia na década dos oceanos", que acontece de 19 a 27, no Terminal Marítimo de Salvador. Ao todo, 361 alunos dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE's) participarão de palestras, exposições e incursões, que serão realizadas no veleiro.

A Expo Darwin 200 tem como finalidade refazer o percurso que o naturalista, geólogo e biólogo Charles Darwin fez pela América do Sul. Além disso, é uma viagem global de dois anos (2023 - 2025) para treinar e capacitar 200 jovens líderes conservacionistas, com o objetivo de inspirar soluções para os maiores desafios ambientais do planeta.

Durante a visitação, os estudantes terão contato com iniciativas e atrações ligadas à Educação Ambiental, como a biblioteca itinerante "Passe e Pegue", onde os participantes poderão desfrutar da vasta seleção de livros relacionados ao meio ambiente; e de exposições sobre os projetos Tamar e Baleia Jubarte. Também poderão contatar com instituições renomadas, a exemplo da Fiocruz, Cimatec e Bahia Pesca. Haverá, ainda, visitas ao Navio-Patrulha Oceânico (NPaOcApa) “Apa”, sob a supervisão da Marinha do Brasil.

A atividade conta com o apoio das secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), de Educação (SEC), de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), além da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), da Marinha do Brasil, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Bahia Pesca, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Cimatec), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dos projetos Tamar e Baleia Jubarte e das empresas Suzano Papel e Celulose e Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás.