Estudantes da rede estadual realizam prova da 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Palavras-chave:
Fotos: Divulgação
Após participarem da 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que contou com lançamentos de foguetes nas escolas, os estudantes da rede estadual marcaram presença, nesta sexta-feira (17), da prova da 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O exame, realizado na própria unidade escolar, sob supervisão de um professor, possui cinco questões de Astronomia e três de Astronáutica, envolvendo assuntos como Lei da Gravitação Universal, Magnetismo, Sistema Solar, Universo e Constelações. 
 
Os estudantes com as melhores notas classificados na OBA participarão de um processo seletivo, composto por quatro provas on-line, para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). 
 
Esta é a terceira vez que a estudante Ana Clara Santana, 17, 3º ano, do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, em Maracás, participa da olimpíada. “Gostei muito de participar do lançamento de foguetes da MOBFOG, pois o meu foguete atingiu 80 metros e, também, da OBA, porque a prova serve para testar o nosso conhecimento, além de servir como revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)”, comentou.
Lançamentos de foguetes da MOBFOG
 
Em Mairi, o estudante Marcos Vinicius Matos, 17, 3º ano, do Colégio Estadual de Tempo Integral Abelardo Moreira também respondeu a prova. “Eu achei as questões de Astronomia mais fáceis do que as de Astronáutica e acho que me saí muito bem. É muito importante participar da OBA, pois amplia o nosso conhecimento afirmou.
 
O professor Reinaldo Macêdo, que leciona Física e Química na escola em que Marcos estuda, falou do impacto da olimpíada no aprendizado dos alunos. “A OBA é uma competição de nível nacional em que o aluno precisa mostrar habilidades em diversas disciplinas, como Geografia, Física, Matemática e Química”. 
 
Saiba mais sobre a OBA no endereço http://www.oba.org.br/.

Notícias Relacionadas