Estudantes da rede estadual se preparam para teste na Escola de Aviação

Para Bruno Gabriel Soares, 16 anos e Saulo Sena, 17 anos, que fazem o curso de Piloto Virtual, ofertado pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura, em Salvador, o período de férias escolar está sendo de muito estudo e empenho. Os dois estudantes estão participando de aulas de revisão no Centro Juvenil,  unidade da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para a seleção da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), instituição destinada à formação de aviadores localizada em São Paulo (SP). 
 
Bruno e Saulo fazem o curso de piloto virtual ofertado pela Secretaria da Educação do Estado, cujas aulas são ministradas em uma cabine de avião instalada no Centro Juvenil, que funciona no mesmo prédio do Colégio Estadual da Bahia (Central). O objetivo do curso é proporcionar aos estudantes, de forma lúdica, uma maior aprendizagem de disciplinas como Matemática, Física e Geografia. 
 
Fotos: Divulgação
Apaixonados pela aviação, os estudantes têm o mesmo sonho: se tornarem pilotos de avião. Para isso, contam com a ajuda do instrutor de voo do Centro Juvenil e piloto comercial especialista em simulador de voo, André Drumond, que voluntariamente se ofereceu para dar aulas de reforço aos jovens durante as férias. “Nós nos encontramos no Centro Juvenil três dias na semana para que eles revisem conteúdos de Geometria e Matemática aplicada à aviação, necessários para a prova do EPCAR que farão em breve”, afirma o instrutor.
 
André Drumond conta que se disponibilizou a ajudá-los nas suas horas vagas porque acredita no potencial dos estudantes. “Eles são muito dedicados e, nessas aulas-extras, eles estão tendo a oportunidade de converterem as dificuldades em facilidades, sanando suas dúvidas”, explica. Ele também informa que a EPCAR é responsável pela preparação dos cadetes que ingressam, posteriormente, na Academia da Força Aérea (AFA), para serem aviadores militares.
 
Este é o foco de Bruno Gabriel Soares que gosta muito da aviação militar e, por isso, está se estudando durante as férias. “Eu poderia estar viajando ou fazendo outras coisas, mas, tenho um objetivo e preciso me preparar mais para a seleção e essas aulas estão sendo bem produtivas”, destaca.
 
Já Saulo Sena quer ser piloto comercial e acredita que “as aulas vão ser um diferencial na minha vida porque contribuem para o acréscimo de conhecimento que pode ser utilizado em qualquer curso na área de aviação civil ou militar”. O estudante ainda afirma que foi através da oficina do Centro Juvenil que despertou mais seu interesse pela aviação. 

Notícias Relacionadas