Estudantes da rede estadual participam de culminância dos projetos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura

Estudantes da rede estadual e a comunidade conheceram de perto os experimentos e ações desenvolvidas pelos alunos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, localizado no Colégio Estadual da Bahia (Central). A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado realizou, na última quarta-feira (30/7), a culminância das atividades do 1º semestre. Entre as ações, destaque para pintura em tela, exposição de experimentos científicos, como o plástico comestível feito de mandioca, campeonatos de lançamento de foguete e de games, visitação à cabine do simulador de voo, jogos diversos, exposições fotográficas e apresentação musical.

De acordo com a diretora da unidade, Elicarlas Almeida, cerca de 700 pessoas participaram das atividades. “Superamos as expectativas. A procura pela visitação ao simulador foi muito grande, a fila congestionou”, brinca a diretora. Ela destaca, também, a demanda dos alunos pela pintura em tela, pela arena de cards e pelos games eletrônicos. “Teve gente que se entregou ao clima na oficina de percepção sensorial, foi um sucesso. Além da apresentação musical dos próprios alunos” Segundo ela, o evento estimulou a demanda de inscrições para o próximo semestre.

O evento contou com a apresentação do novo game Just Dance IV, possibilitando, na prática, aprender movimentos de dança, ritmo e coordenação corporal. Um dos frequentadores do curso de games, Igor Pereira Muniz, de 16 anos, alunos do 2º ano do ensino médio do Instituto Centro Estadual de Educacao Profissional em Apoio Educacional Tecnologia da Informacao Isaias Alves, localizado no Barbalho, apresentou, como produto final, um relatório sobre o jogo “World Transformer”. Em relação à culminância, ele comenta que o que mais chamou a sua atenção. “É muito bacana a criatividade e a animação das pessoas”.

Motivação – Já Carine Santiago, 15 anos, aluna no 1º ano do ensino médio do Colégio Central, elogia a didática e o perfil dos professores e ressalta a forma de realização dos cursos. “Acho tudo isso maravilhoso porque a gente tem a oportunidade de conhecer o Centro Juvenil e a possibilidade de fazer as coisas sem cobrança de notas. Mesmo assim, adquirimos conhecimento. Agora vou me inscrever em todos os cursos e oficinas”, disse.

O evento, aberto à comunidade escolar, aconteceu das 13h30 às 18h30, e contou com a participação dos alunos dos colégios Teixeira de Freitas, Instituto Federal da Bahia – Ifba, Colégio Estadual da Bahia – Central, Centro Estadual de Educacao Profissional em Apoio Educacional Tecnologia da Informacao Isaias Alves, Colégio Zumbi dos Palmares, do Fórum Estadual de Educação (Feeba) e o Instituto Anísio Teixeira.

CJCC – O CJCC é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que visa ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas na perspectiva de consolidar a sua capacidade de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade.