Estudantes da rede estadual participam da Rio +20

Estudantes de dois colégios públicos estaduais da Bahia participam como educomunicadores da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20, que acontece até 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro. Os cinco jovens, com idades entre 15 e 19 anos, cursam o 2º e 3º ano do ensino médio nos colégios estaduais Doutor Luiz Rogério de Souza (Salvador) e Vila de Abrantes (Camaçari), onde desenvolvem uma série de atividades voltadas à preservação do Meio Ambiente e à construção de uma sociedade sustentável. 

Foram os resultados das ações realizadas dentro das escolas e fora delas que inspiraram o convite para a conferência. A expectativa é que a intimidade destes estudantes com temáticas ambientais, como reciclagem, uso racional da água e energia, consumo consciente, destinação do lixo orgânico e preservação de fauna e flora nativas facilite a comunicação com pesquisadores e cientistas. “Eles farão a cobertura jornalística do evento. Para isso, têm o apoio de um jornalista profissional. A ideia é comunicar informações e novidades apresentadas na conferência para colegas, a família e a comunidade em geral”, esclarece a professora de biologia do Colégio Estadual Vila de Abrantes, Tereza Farias.

Os jovens educomunicadores divulgarão as suas matérias, entrevistas, vídeos e fotografias nos blogs das escolas, nas redes sociais e no jornal da comunidade local. As informações trazidas pelos estudantes sobre os debates e palestras da Rio +20, também serão divulgadas aqui no Portal da Educação.

Alegria e ansiedade -
O estudante do Colégio Estadual Doutor Luiz Rogério de Souza, Romário dos Santos Bispo, não esconde a alegria e a ansiedade pelo início do evento. “Estou há uma semana sem dormir, doido para chegar e começar logo. Vou ganhar muita experiência na área de educação ambiental. Vai ser bom porque quero me formar em Engenharia Ambiental e ser diretor de escola para expandir e criar projetos, como a captação de água da chuva para irrigação da horta e a fabricação de sabão ecológico, que temos lá no meu colégio”. 

A professora Tereza Farias também comemora a participação dos estudantes na conferência. Ela ressalta que, apesar do Coletivo de Meio Ambiente do Colégio Estadual de Vila de Abrantes existir há três anos, este é o maior evento do qual o grupo participa. “Também estivemos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, mas a Rio + 20, por conta de toda a sua história, deixa os estudantes bastante empolgados. Acredito que esta será uma excelente oportunidade para ampliar a consciência socioambiental, exercitar o protagonismo juvenil e socializar conhecimentos”.

Além de Romário Bispo, Tamiris Andrade, Samuel Tosta, Joaquim Lisboa e Júlia Farias participam da Rio +20. A chegada dos cinco estudantes, acompanhados por  professores, é prevista para amanhã (14/06) de manhã.

Rio 92 completa 20 anos - A Rio + 20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). O objetivo da conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. A Rio +20 terá dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. 

Notícias Relacionadas