Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes da rede estadual e americanos falam sobre intercâmbio nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura
Estudantes da rede estadual e americanos falam sobre intercâmbio nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura
Publicado em sex, 25/01/2019 - 16:01 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: Divulgação
Os estudantes envolvidos receberam o certificado de conclusão das oficinas ministradas pelo CJCC em parceria com MIT. As oficinas funcionaram como verdadeiros laboratórios de ensino personalizado sobre temas ligados à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, que vão complementar o currículo do Centro Juvenil, destacando a abordagem prática do MIT à Educação. Os estudantes do MIT se dividiram em duplas no período de realização de cada curso com carga horária de 20h. As atividades foram ministradas em inglês e contaram com a mediação de universitários brasileiros da Universidade de São Paulo (USP), Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que trabalharam em parceria.
A estudante Késsia Santos Andrade, 17, falou de que forma a experiência agregou em sua vida e nos seus estudos. “Gostei muito de aprender como as coisas funcionam por dentro da Robótica, pois pudemos entender as ideias e suas aplicações na prática e, também, o quanto a Robótica pode ajudar as pessoas através de ideias inovadoras. Estudar tudo isso também ajudou a influenciar na escolha da minha futura carreira, porque agora penso em cursar Engenharia ou Arquitetura, pois tive a oportunidade de criar desenhos e isso me estimulou bastante”, revelou.
Experiência será apresentada no MIT
A experiência com os estudantes da rede estadual será compartilhada com os estudantes do MIT, segundo o instrutor da oficina de Programação com Scratch, Mario Melendrez, 21, que cursa Engenharia Mecânica no MIT,. “Vou mostrar a paixão que os estudantes baianos tiveram com o projeto, destacando a animação deles em resolver todas as tarefas. Eu me surpreendi com os projetos desenvolvidos pelos estudantes, pois eles são muito criativos e tiveram a oportunidade de aprender e fazer novos amigos”, disse.
Quem também vai levar um pouco da experiência para os Estados Unidos é o instrutor da oficina de Robótica, Alex Paul-Ajuwape, 19, que cursa Engenharia Mecânica no MIT. “Gostei muito de ver os alunos criando coisas que eu não tive a oportunidade quando tinha a mesma idade que a deles. Os alunos foram muito criativos e pensaram fora da caixa e, através disso, pude perceber que é possível fazer Robótica de forma mais acessível. Outra questão que vai refletir na minha vida acadêmica foi a forma de ensiná-los e de poder utilizar materiais de diferentes formas para que eles aprendessem os conteúdos”, destacou o universitário.
Para o coordenador estadual dos Centros Juvenis, Iuri Rubim, os cursos em parceria com o programa ‘MIT Brazil’ trazem muitos benefícios para os estudantes da rede pública estadual. "Além de ter acesso a conteúdos de ponta, os estudantes descobrem várias outras maneiras de estudar e aprender", comentou.
Sobre os Centros Juvenis
O CJCC é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. Além das cinco unidades em funcionamento em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, já estão em fase de implantação três novas unidades, em Feira de Santana, Jequié e Irecê.
O CJCC é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. Além das cinco unidades em funcionamento em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, já estão em fase de implantação três novas unidades, em Feira de Santana, Jequié e Irecê.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro