Estudantes da rede estadual de Ipiaú orientam mulheres para prevenção ao câncer de mama

Por meio do projeto “O Cetep quer te dar um Toque: prevenção”, diversas ações educativas que visam à prevenção ao câncer de mama estão sendo realizadas até este sábado (19/10) pelos estudantes do curso técnico em Enfermagem, do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio de Contas (Cetep), em Ipiaú. O projeto, que é uma ação pedagógica, está relacionado ao Outubro Rosa, movimento realizado em várias partes do mundo ao longo deste mês, e que tem a proposta de sensibilizar e informar as mulheres sobre o câncer de mama, tipo de câncer que mais vitima mulheres.

Até esta sexta-feira (18/10), o Centro estará aberto ao público das 8h às 22h. Quem visitar, poderá assistir vídeos explicativos sobre como realizar o autoexame da mama, procedimento que possibilita, por meio do toque, sentir qualquer alteração. Nos três turnos, estão acontecendo palestras ministradas por profissionais do município, explorando a temática.

A rádio do Cetep também está com uma programação especial. Para isso, foi criado o Programa Outubro Rosa, que repassa orientações sobre os possíveis sintomas da doença, como nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária, nódulos palpáveis na axila e alterações na pele que recobre a mama, com aspecto semelhante à casca de uma laranja.

Outras ações – Na manhã deste sábado (dia 19/10), das 8h às 12h, as atividades serão realizadas na Central de Abastecimento José Motta Fernandes. Além das orientações sobre prevenção ao câncer de mama, os estudantes estarão realizando teste de glicemia, aferição da pressão arterial e verificação do Índice da Massa Corpórea (IMC).

O estudante Alex Leite Santos, 19 anos, avalia que a atividade é fundamental para mostrar à sociedade quanto a prevenção pode salvar vidas. “Estamos empenhados para alertar toda comunidade sobre a importância de se prevenir. Se a pessoa descobre rapidamente que está doente, há chances de cuidar e continuar com uma vida de qualidade”, disse.

Pricilla Rodrigues Souza, professora da disciplina Saúde Coletiva, comenta que a ação proporciona aos estudantes a participação em atividade de extensão, além de colocar em prática os conhecimentos e a aprendizagem adquiridos nas salas de aula. “Nesse processo de aprendizado em que estão inseridos, a ideia é ampliar o olhar deles sobre a importância da técnica em Enfermagem e lembrar que deverão exercer três papéis: o de cuidador, educador e agente de promoção da saúde. Acreditamos que essas ações permitem que se tornem mais maduros para o exercício da sua futura profissão”.

Notícias Relacionadas