Estudantes da rede estadual de Educação Profissional prestam serviços gratuitos à comunidade de Caetité

Os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Agroecologia, Enfermagem e Mineração do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (Cetep), em Caetité, vêm colocando em prática os conhecimentos construídos em sala de aula por meio do projeto “Cetep Itinerante”, que presta serviços gratuitos às comunidades do entorno do Centro e nos distritos do município de Caetité. No próximo sábado (31/05), eles realizarão a segunda edição do projeto no distrito de Pajeú dos Ventos, das 8h às 12h.

Entre as ações previstas, estão: verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC), aferição da pressão arterial, teste de glicemia e tipagem sanguínea, realizados pelos estudantes do curso técnico em Enfermagem. Oficinas explorando diferentes temas, a exemplo da influência da mineração na vida moderna sobre a ótica global e regional, com estudantes do curso técnico em Mineração, também estão na programação da iniciativa, que, na primeira edição, realizada no dia 18 de maio no município de Maniaçu, beneficiou mais de 150 pessoas.

Lucimar dos Santos Oliveira, 18 anos, estudante do curso técnico em Enfermagem, fala sobre o aprendizado. “Aprimoramos nosso conhecimento, nos aperfeiçoamos como profissionais e nos tornamos pessoas melhores. A conscientização é o caminho para que a comunidade possa evitar problemas de saúdes mais graves, a exemplo do Acidente Vascular Cerebral (AVC), decorrentes da hipertensão arterial, e amputações, que podem ser provenientes do diabetes”, reforçou.

Já Lucas Malherus Moreira, 19 anos, aluno do curso técnico em Mineração, contou que está ansioso para a próxima atividade, e que, em contato com a comunidade, se sente reconhecido como um profissional. “Estar em contato com o público é muito bom, a gente perde a timidez, ganha experiência, já me sinto um profissional experiente e atuante no mundo do trabalho. Tivemos uma excelente atuação nesta primeira ação e estou muito ansioso para a próxima atividade”, disse.

A professora Rosany Kátia Vilasboas Moreira Silva, diretora do Cetep Sertão Produtivo, em Caetité, ressaltou a importância do projeto para a comunidade escolar. “É uma atividade que busca intervir na melhoria da qualidade de vida da comunidade, mostrando a qualidade da formação que estes jovens recebem, além de reforçar a função social da escola pública junto à sociedade”.

Outras ações itinerantes – Outros Centros de Educação Profissional também estão realizando ações itinerantes em municípios que integram o Território ao qual pertence. Por meio do projeto “Cetep Social Itinerante”, os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Agropecuária, Cooperativismo, Informática, Edificações, Meio Ambiente e Vendas, do Cetep da Bacia do Rio Corrente, situado em Santa Maria da Vitória, participaram da Expo Santana 2014, realizada no início do mês de maio, na cidade de Santana.

Notícias Relacionadas