Estudantes da rede estadual da Bahia participam de evento internacional de matemática

Palavras-chave:

Entre domingo (14/7) e sexta-feira (19/07), representantes da rede estadual da Bahia estarão em Blumenau (SC), no XVI Congresso Internacional de Modelagem e Aplicação da Matemática no Ensino (ICTMA). O evento contará com a exposição do projeto “Tecendo Fios de Matemática e da Literatura de Cordel Através da Modelagem Matemática”, desenvolvido por estudantes do 3º ano de magistério do Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente. O projeto será apresentado pela estudante Joyce Ferreira de Jesus Santana, acompanhada pela professora de matemática Gilvani Macedo da Silva.

Fonte: Claudionor Jr.

A experiência baiana consiste no estabelecimento de conexões entre o conhecimento escolar e o contexto de vivências do estudante, munindo-o de ferramentas para conceituar, montar situações-problema, identificar e aplicar funções algébricas em situações do cotidiano, neste caso, a industrialização de tapetes através da fibra do sisal. “Utilizamos os versos do cordel para explicar o conteúdo aplicado à pratica da confecção do tapete de sisal e ao cálculo dos custos deste tapete para o consumidor local”, contou a professora Gilvani Macedo da Silva. O projeto foi premiado, em 2012, na Feira Baiana de Matemática, como o melhor na categoria ensino médio.

Juntamente com o projeto “Pipocando o Teorema de Pitágoras”, desenvolvido por estudantes do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, a professora e a estudante do Colégio Estadual Wilson Lins também irão representar a Bahia na II Feira Nacional de Matemática, de 17 a 19 de julho, em Brusque (SC).

Feira Baiana de Matemática – Realizada anualmente em parceria com a Universidade Estadual da Bahia, a Feira Baiana de Matemática integra as ações do Programa de Educação Matemática nas Escolas Públicas da Bahia, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. A iniciativa é voltada para a socialização das experiências científicas vividas por estudantes e professores, no ensino da matemática e na sua relação com outras disciplinas e conhecimentos. A próxima edição da Feira acontece entre os dias 26 e 27 de novembro, com a apresentação dos 100 melhores trabalhos desenvolvidos no Estado.

Para a coordenadora da Feira Baiana de Matemática, Alaíde Ferreira da Silva, a participação dos estudantes em eventos desse tipo serve de estímulo para a aprendizagem da matemática. Segundo ela, no processo de elaboração dos projetos, os estudantes vivenciam experiências novas e apreendem os conhecimentos matemáticos de forma prazerosa. “Uma vez participando de um projeto em sala de aula, eles fogem daquela matemática tradicional e vivem experiências significativas, em prol da aprendizagem”, conta a professora, explicando que, nesse tipo de evento, todo o mérito é do aluno, o professor só acompanha a apresentação, sem poder interferir.

Notícias Relacionadas