Estudantes da Educação Profissional de Itabuna apresentam iguarias da culinária mundial em festival gastronômico

Sabores do Mundo é o tema do V Festival Gastronômico do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (Ceep), em Itabuna, que aconteceu nesta quarta-feira (21), na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na sede do município. Este ano, o evento realizado por estudantes do curso técnico em Nutrição e Dietética apresenta as iguarias da culinária mundial, com o objetivo de levar para a comunidade estudantil elementos culturais de outros países, além de promover a valorização da gastronomia, por meio de técnicas de preparo e manuseio dos alimentos.
 
Nesta quinta edição, serão apresentados pratos típicos de nove países, como o arroz portenho, da Argentina; a paella espanhola; o sarapatel à moda do centro, da Inglaterra; além das quesadilhas mexicanas, rondele italiano e o sushi japonês. Os estudantes estavam vestidos a caráter para identificar os países e também realizaram apresentações de dança, a exemplo do cancan, dança típica da França.
 
A professora Débora Silva Oliveira, uma das organizadoras da atividade e articuladora do curso técnico em Nutrição e Dietética, destaca o grande aprendizado possibilitado por meio da ação. “Eles mudam as suas percepções sobre a cultura dos países, além de mostrarem para o público a formação que recebem ao alinhar teoria a prática”.
 
O Festival envolve os conhecimentos de diferentes disciplinas específicas do curso técnico em Nutrição e Dietética, como Métodos e Técnicas de Preparo de Alimentos, Higiene de Alimentos e Gestão em Unidade de Alimentação e Nutrição. “Nestas disciplinas, os estudantes compreendem diferentes técnicas utilizadas no preparo dos alimentos, a exemplo da cocção, que utiliza o calor seco ou calor úmido no preparo do prato. Também citamos os indicadores de alimentos, que contabiliza a quantidade de alimento necessária para o preparo de uma determinada iguaria por pessoa. No processo de ensino e de aprendizagem, eles aprimoram seus conhecimentos sobre as técnicas de segurança alimentar, que consiste no preparo seguro de alimentos, evitando riscos de contaminação ao ser humano”, explicou a professora.
 
Michael Marinho Carvalho, 19 anos, estudante do curso técnico em Nutrição e Dietética, conta que a responsabilidade aumenta a cada ano. “Sempre estamos preocupados em aperfeiçoar o festival, trazendo informações para o povo de Itabuna sobre a cultura de locais distintos e alertando sobre o cuidado no preparo dos nossos alimentos”, afirmou.

Notícias Relacionadas