Estudantes da educação profissional comemoram formatura

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia formou novos técnicos de nível médio. São 836 jovens e trabalhadores preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho. Os formandos são estudantes de dez Centros Estaduais de Educação Profissional de Salvador, Camaçari e Simões Filho, além de quatro unidades de ensino na capital que ofertam educação profissional. Esta é a terceira turma formada em Salvador desde 2007, quando o Governo da Bahia passou a investir na educação profissional como política pública de Estado e ampliou de 4.016 para mais de 50 mil a oferta de vagas na Bahia em cursos técnicos de nível médio.

“Este é um momento de muita alegria porque percebemos a transformação na vida das pessoas. Como os cursos são alinhados às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado, muitos já saem inseridos no mundo do trabalho, como sujeitos de direitos”, comemorou o superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima.

Os novos técnicos se formaram nas áreas de Análises Clínicas, Análises Químicas, Administração, Alimentos, Artes Visuais, Cozinha, Comunicação Visual, Documentação Musical, Enfermagem, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Gestão e Projetos Culturais, Instrumento Musical, Informática, Logística, Mecatrônica, Química e Segurança do Trabalho.

Primeiro emprego - Dentre os muitos formandos que já saíram dos cursos inseridos no mundo do trabalho, está Alex Lago, 17, que fez Técnico em Informática. “Esse curso me ajudou a conseguir o meu primeiro emprego”.  Federico Gonzaga, 20, que fez Edificações comemora o fato de já estar empregado: “E muito gratificante ser reconhecido e saber que a gente veio do ensino público”. Já Everton Santos, 19, novo Técnico em Logística, diz que a experiência foi muito inovadora. “Percebi que era um diferencial para mim e eu estou tendo um crescimento por conta desta oportunidade”.

Curso transforma vidas de estudantes - Para muitos concluintes, a formatura é uma grande realização pessoal. Olga Regina, 51, e Maria Iraci, 63, formandas do curso Técnico de Enfermagem,  disse que voltar a estudar  foi um desafio. “Passei 30 anos sem estudar e estou realizada”, comemora Olga. “Eu pretendo ajudar a comunidade com o que aprendi”, planeja Iraci.

Os cursos também mudaram a vida de trabalhadores como Wagner Patrick, formando do Técnico em Segurança do Trabalho. “Comecei na empresa como vigilante e, graças a esta oportunidade do curso, hoje eu sou qualificado, trabalho como técnico em segurança do trabalho. Recebi a promoção e existe a possibilidade de ter mais promoções. Minha vida melhorou muito, tanto o lado profissional quanto familiar”, festeja.

Para Reginaldo Nascimento, fazer o curso Técnico em Cozinha também representou um recomeço. “Eu era porteiro de frigorífico e, graças ao curso, hoje eu sou um empreendedor individual”.

Notícias Relacionadas