Estudantes conhecem projeto itinerante sobre meio ambiente

Palavras-chave:
Com o objetivo de incentivar e fortalecer o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e qualidade de vida nas escolas da rede estadual de ensino, o projeto estruturante Juventude em Ação, da Secretaria da Educação do Estado, vem desenvolvendo ao longo do ano diversas ações com os estudantes. Em uma delas, eles conheceram o projeto itinerante de sustentabilidade Desbikelando, que significa Desbravando de Bicicleta e Transformando. O projeto é desenvolvido pelo biólogo Luiz Henrique Costa Arruda. Ele está percorrendo, de bicicleta, 15 estados brasileiros para trocar experiências com estudantes de escolas públicas.
 
Em cada estado o educador visita escolas, onde realiza atividades didáticas de conscientização ambiental como palestras e oficinas, envolvendo 20 temas relacionados ao meio ambiente. Em Salvador, o projeto foi apresentado, nesta sexta-feira (29), no Centro Estadual de Educação Profissional Gestão Negócio e Turismo Luiz Navarro de Brito (Ceep). Os estudantes participaram de uma palestra sobre as experiências realizadas nas escolas públicas de outros estados como Pará, Paraíba, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais. Após a palestra, os estudantes aprenderam a confeccionar uma carteira reutilizando embalagens de leite.
 
Fotos: Emerson Santos
O estudante do curso técnico em Logística, Rubem Joás, 18 anos, aprovou a iniciativa. “Gostei muito do projeto porque pude relacionar as experiências e conteúdos abordados com o meu curso, pois ele explicou sobre como funciona a logística de deslocamento, alimentação, hospedagem e atividades realizadas em cada local visitado”, afirma.
 
Já o seu colega de curso Leandro Carvalho, 19, conta que absorveu o máximo das atividades. “A palestra é muito interessante e nos faz refletir sobre o que podemos fazer para preservar o meio ambiente. É muito bom saber que existe um projeto como esse e que leva conhecimento a vários estudantes de regiões diferentes”, comemora.
 
O biólogo Luiz Henrique Arruda disse que também aprende muito com esta troca de conhecimentos. “É muito gratificante poder passar um pouco da minha experiência para os estudantes com a finalidade de auxiliar no trabalho que já é realizado nas escolas e em Educação Ambiental. No projeto desenvolvo atividades diferenciadas e que contribuem para o aprendizado e conscientização deles”, explica Luiz.
 
De acordo com a professora de Biologia, Gildete de Brito, o Ceep realiza desde 2013 ações voltadas para o meio ambiente, através do Grupo Ambiental do Navarro (GAN), que é composto por estudantes. “A experiência mostrada pelo professor vai ajudar a despertar nos alunos, mais uma vez, a questão da consciência e de que devemos preservar ainda mais o meio ambiente”, destaca.
 

As demais unidades escolares visitadas foram o Colégio Antônio Sérgio Carneiro, quando foi realizada uma oficina de reaproveitamento de materiais recicláveis com pintura em garrafas de vidro, e o Colégio Henriqueta Martins Catharino, onde os estudantes aprenderam a implantar uma horta com compostagem em uma oficina teórica e prática com a terra. As próximas cidades baianas visitadas serão Ilhéus e Itamaraju. 

Notícias Relacionadas