Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes comemoram Dia Nacional da Consciência Negra
As escolas da rede estadual realizam durante todo o mês de novembro uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, data comemorada no dia 20. As ações pedagógicas estimulam a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e a luta contra o preconceito e discriminação étnico-racial.
No Colégio Estadual Professor José Aloísio Dias, do município de Mutuípe, por exemplo, os 780 alunos do ensino médio estão envolvidos com o projeto Novembro Eco-Afro, que acontece no dia 25, com o atendimento à comunidade através de serviços, como corte de cabelo, oficinas de estética afro e maquiagem, além da feira de saúde.
“Quando os alunos participam dessas ações e conhecem sua própria história, assumem e se apropriam da cultura, identidade e ancestralidade negras”, afirma a professora Carmem Lúcia Lima. A estudante Juliana França, do 2º ano, ressalta que “a maior importância do projeto é a gente conhecer a nossa história e a dos nossos antepassados. Entendendo o passado, podemos compreender o presente e construir o futuro”, enfatiza.
Na rede de Educação Profissional, as ações fazem parte da concepção de educação integral, que forma pessoas humanas, trabalhadores e sujeitos de direitos, entre eles, o direito de não ser discriminado e de ter acesso aos conhecimentos relativos à história e cultura da sua etnia.
Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, participam do Cortejo das Áfricas no dia 26, a partir das 10h. Saem do Centro em caminhada pelas ruas dos bairros de Nazaré e Saúde. Com muita música, eles irão fazer uma alusão a profissões historicamente exercidas pelos negros, como a de pescadores. Por isso, o tema do Cortejo das Áfricas será “Minha jangada vai sair pro mar”.
No Colégio Antônio Carlos Magalhães, em Arraial D’Ajuda, os estudantes do curso técnico em Lazer comemoram a data no dia 19 com uma feijoada, comida que teve origem nas senzalas, quando os negros escravizados misturavam com feijão as carnes consideradas “menos nobres” e que eram descartadas pelos “senhores de engenho”.
PESQUISA - No Centro Territorial de Educação Profissional do Velho Chico, em Ibotirama, estudantes promovem, no dia 18, na Praça Ivis de Oliveira, a I Noite da Consciência Negra. Os estudantes pesquisaram a história da África para o desfile com roupas características daquele continente para mostrar como estas influências foram incorporadas ao cotidiano dos brasileiros.
No Cetep da Chapada da Diamantina, em Wagner, também no dia 18, estudantes e professores saíram em passeata pelas ruas da cidade. Com cantigas de rodas e capoeira pediram respeito às diferenças. “As ações possibilitam aos estudantes a oportunidade de terem um contato mais próximo com a cultura africana. A atividade contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes das suas origens,” afirmou Maria Cristina Mendes, professora e articuladora com o mundo do trabalho do Cetep da Chapada Diamantina.
DENTRO DA LEI - As atividades que acontecem nas escolas estaduais estão de acordo com a implementação da Lei nº 10.639, de 2003, que estabelece a inclusão da temática “História e Cultura Africana e Afro-Brasileira” no currículo. O assessor especial da Secretaria da Educação do Estado, Nildon Pitombo, ressalta que a programação nas escolas tornou-se possível a partir da formação específica de professores, realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
“A formação dos professores permite que eles avancem no planejamento curricular, com seleção de atividades e material didático para os alunos. Além disso, estabelecemos o currículo referenciado para toda a rede e organizamos dois fóruns de Educação Quilombola, com a discussão da lei”, afirma.
ANO INTERNACIONAL – As ações promovidas pelas escolas estão inseridas no contexto do Novembro Negro, desenvolvido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial que, neste ano, lançou a campanha 2011 Negro – Ano Internacional dos Afrodescendentes. A proposta é incentivar a discussão sobre a cultura afro-brasileira e promover ações de valorização do negro na sociedade.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo