Estudantes comemoram a chegada de novas universidades federais

Os estudantes da rede estadual de educação da Bahia estão na expectativa após o anúncio oficial, realizado na terça-feira (16/8) pela presidenta Dilma Rousseff, da criação de mais duas universidades federais no Estado: do Sul da Bahia e do Oeste da Bahia. A cerimônia, em Brasília, contou com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. Além das universidades, foram anunciados, também, nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs).

Ouça o Fala Educação

“É uma oportunidade ótima para os estudantes que não podem cursar uma universidade particular. É uma porta que se abre para todos, inclusive para quem faz um curso técnico, como eu, e pretende ter o ensino superior”, comemora Isis Souza, 39 anos, aluna do último ano do curso técnico de Enfermagem, do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, de Itabuna.

Em Santo Antônio de Jesus, um dos municípios que serão contemplados com um uma unidade do IFET, a notícia foi recebida com expectativa. “Irá contribuir para a realização profissional e pessoal da população da região do Recôncavo.  É mais uma grande oportunidade de ter uma formação superior sem precisar sair da minha cidade”, avalia Elisabete Sampaio, estudante do 3º ano do ensino médio no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo.

Estudantes de Salvador – Quem estuda em Salvador, também compartilha com os colegas do interior a alegria de saber que duas novas universidades públicas e gratuitas serão criadas no Estado. “Vai aumentar o número de alunos que vão poder entrar nestes novos cursos. Penso em estudar Enfermagem, e estou bem focada no Enem. Esta é uma grande vontade que eu tenho”, afirma Jéssica Conceição, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, na capital baiana. Ouça o Fala Educação

Já a aluna Josiene Santana, também estudante do 3º ano, mas, no Colégio Ministro Aliomar Baleeiro, afirma que a criação vai estimular ainda mais o esforço de todos. “Vão ser novas opções para focar na hora do estudo. Fico mais estimulada. Também penso em fazer vestibular para alguma área ligada a ciências e preservação ambiental”, conta Josiene.

De acordo com o Secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o anúncio feito nesta terça-feira supre uma carência histórica com a Bahia. “Por muito tempo, o Estado só pôde contar com a Ufba, que, inclusive, era muito centrada em Salvador e em municípios próximos. Com o governo do presidente Lula, começou-se o conserto desta injustiça histórica. A decisão da presidenta Dilma fortalece ainda mais a oportunidade do ensino superior para os nossos jovens ”, analisa o Secretário.

O desenvolvimento das regiões que vão receber estes cursos também é sinalizado pelo secretário. “A Bahia está de parabéns. Abre-se uma perspectiva de desenvolvimento porque a instalação de uma universidade é um vetor importante de crescimento para toda aquela região”, afirma Osvaldo Barreto.

Municípios – Serão criadas duas universidades federais. A do Sul da Bahia, com campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, e a do Oeste da Bahia, com campi em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Já os IFETs serão criados em Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclídes da Cunha.

Além disso, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) terá um campus de extensão em Camaçari e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), um campus de extensão em Feira de Santana. Também foi confirmada, pelo governo federal, a criação da Universidade Federal de Integração Luso-Afrobrasileira (Unilab) na Bahia.