Estudantes apresentam pesquisas no Fórum de Educação Profissional

Meio ambiente, sustentabilidade, saúde, arte e literatura são alguns dos temas de pesquisas envolvendo tecnologias e intervenções sociais apresentados por meio de pôsteres da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que acontece até sexta-feira (1º/06), em Florianópolis, Santa Catarina. Os estudantes e professores dos centros territoriais, centros estaduais e das unidades escolares que ofertam cursos técnicos de nível médio, estão entusiasmados com a possibilidade de divulgação de seus trabalhos em um evento prestigiado por pessoas de diversos lugares do mundo. 

Para Mateus Alves, 17, estudante do curso Técnico em Enfermagem do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Biotecnologia e Saúde, a participação no Fórum é uma possibilidade de mostrar o trabalho do centro para o mundo. “Estamos expandindo. Preciso dizer isso aos meus colegas quando voltar”, disse. Mateus está apresentando o pôster que destaca a Feira de Saúde que ocorre anualmente no centro. “Estamos na 5ª edição e atendemos a comunidade local realizando testes de glicemia, de pressão arterial, tipologia sanguínea, dentre outras atividades”.

Celma Cristina, diretora do CEEP em Gestão Severino Vieira, em Salvador, destaca o grande fluxo de informações e conhecimentos que está sendo trocado durante o Fórum. “Além de mostrarmos que também produzimos coisas maravilhosas, podemos levar boas ideais para serem implantadas nos nossos centros”. O CEEP Severino Vieira levou para o Fórum um projeto sobre Logística Reversa. “Todo material produzido tem um fluxo direto que parte do ponto de origem, no caso a empresa fabricante, até o consumidor final, que somos nós. O processo reverso é justamente o retorno desse material para as empresas”, explica o professor de Logística, Josenor Cerqueira.

Estande da Secretaria da Educação - Estratégias adotadas pelo Governo do Estado da Bahia para ampliar a oferta de cursos técnicos de nível médio em mais de 1.400% de 2006 a 2012 é um dos fatores que têm atraído muitos visitantes ao estande da Secretaria da Educação no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que segue até a próxima sexta em Florianópolis. Por meio de gráficos e mapas, é possível visualizar a distribuição das vagas por toda a Bahia, considerando a oferta de diferentes cursos a partir das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade.

A maquete do sistema eólico apresentado pelo estudante Marcelo Soares, 25, do curso Técnico em Eletromecânica, do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador também chama a atenção dos visitantes.

Notícias Relacionadas