Estudantes apresentam Álbuns Patrimoniais no 4º Encontro Estudantil

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

No 4° Encontro Estudantil da Rede Estadual, que acontece de 2 a 4 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, os estudantes da rede estadual apresentam 29 álbuns, na 4ª Mostra das Aventuras Patrimoniais. Resultado do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), os álbuns são compostos por imagens e textos que desvendam o patrimônio natural, histórico, artístico e cultural dos municípios baianos. Os trabalhos foram produzidos pelos estudantes, ao longo do ano letivo, nas escolas da capital e interior do Estado e passaram por seletivas escolares e regionais.

As imagens e textos que compõem os Álbuns Patrimoniais foram selecionados em 813 escolas, dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE). O EPA tem como objetivo promover o debate e incrementar as práticas culturais e patrimoniais da juventude, nos campos da história, da memória e da arte, com vistas à identificação e reconhecimento do patrimônio baiano, à preservação da memória cultural, à apropriação da história e da cultura e à democratização dos espaços e dos saberes históricos nas percepções estudantis.

“Este projeto constitui um elemento de esperança. Passamos muito tempo com um único conceito de patrimônio que é a nossa alma, é o que está dentro, é o que faz o material. É emocionante ver essas crianças tratando o sisal, por exemplo, como um patrimônio”, destacou o antropólogo Washington Queiroz, que esteve presente na edição da Mostra do EPA, em 2014.

A estudante Nicole Bastos Carvalho foi finalista do EPA 2014 com o álbum “Pontos turísticos e recursos da vida”. “Nós registramos a cultura de Gentio do Ouro e o garimpo, que é a maior fonte de renda. Achamos importante retratar isso, porque, quando não se encontra uma mina na cidade, o comércio fica fraco. Então, é algo que mexe com toda a cidade”, afirma.

Encontro Estudantil - Mais de 20 mil estudantes da rede estadual de ensino são esperados para participar do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual. Vindos de todas as regiões do Estado, os alunos irão expor produções científicas, artísticas, esportivas e culturais desenvolvidas durante o ano letivo nas escolas. A abertura oficial será realizada no dia 02, às 8h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador.