Estudantes aprendem Matemática através de jogos produzidos com materiais de baixo custo

Palavras-chave:
Fotos: divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para os estudantes do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, localizado no município de Aiquara (394 km de Salvador), aprender os conteúdos de Matemática nunca foi tão fácil e divertido como está sendo agora. Eles criaram jogos matemáticos utilizando materiais de baixo custo como garrafas pet e cartolina, por meio dos quais fazem cálculos, respondem equações e, desta forma, aprendem brincando. A iniciativa faz parte da atividade interdisciplinar “Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física”, que consiste na pesquisa, construção e realização de jogos relacionados aos conteúdos dos componentes curriculares.

De acordo com a professora de Matemática, Juliana Gomes da Conceição, a atividade vem sendo realizada dentro de uma proposta interdisciplinar e que também envolve a disciplina Linguagem Artística. “O principal objetivo é deixar de fazer mais do mesmo, ou seja, ofertar aulas mais dinâmicas e motivadoras, sair do lugar comum da sala de aula e explorar os diversos espaços escolares, primando pela interação entre as áreas do conhecimento e fazendo jus à aprendizagem significativa”, destaca a educadora.

A professora de Linguagens Artísticas, Saionara Alves, informa que, após o levantamento e escolha de conteúdos específicos de cada disciplina, os estudantes fizeram uma pesquisa de como trabalhar de forma prazerosa tais conteúdos chegando a diversos jogos ofertados através de vídeos do Youtube. “Eles fizeram a releitura dos vídeos adequando-os à realidade da escola e partiram para a construção, com materiais reciclados, nas aulas de Linguagens Artísticas”. Já a professora de Educação Física, Jirenilda Brito, complementa que “os jogos são socializados entre as turmas de maneira lúdica, através da cooperação mútua, participação em equipes e desafios individuais”, explica.

O estudante Luíz Henrique de Brito, 16, 2º ano, conta que sempre teve dificuldade com cálculos de divisão e viu nos jogos um estímulo para superar essa barreira com a disciplina. “Resolver operações de divisão sempre foi um problema para mim, mas depois que eu passei a participar dos jogos com os colegas, eu melhorei muito”, revela, entusiasmando.

Glauber Silva Batista, 15, 1º ano, afirma que tem facilidade com a disciplina de Matemática desde o Ensino Fundamental e que os jogos despertaram ainda mais sua aptidão pela área de exatas. “Gosto muito de Matemática e acho fundamental para a nossa formação. Um dos jogos que desenvolvemos foi o chamado de Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD), por meio do qual usamos materiais como garrafas pet, tampinhas, isopor, hidrocor, dados e cartolina. Com ele, aprendemos as quatro operações de forma prática e divertida”, informa o estudante.

Confira os jogos desenvolvidos e como é possível fazer alguns deles a partir de vídeos no YouTube:

 - JOGO DO SOBE E DESCE
É um jogo que faz diversas operações de adição e subtração com os números inteiros. Em uma partida do sobe e desce a pessoa encontrará situações como: 6-2=4, 5-6=-1, 2-5=-3, porém, ela verá essas operações de uma forma diferente e passará a compreender esses resultados. O material do jogo consiste em um tabuleiro, dois dados de cores diferentes e seis tampinhas. Durante o jogo, cada pessoa, em sua vez, lançará os dois dados e com os resultados obtidos, ela deverá subir ou descer uma determinada quantidade de casas.

>> Assista ao vídeo

- PLANO CARTESIANO – COMO FAZER E USAR
É um jogo onde um Plano Cartesiano reciclado faz diversas atividades com as coordenadas. Material Utilizado: Tabela de ovo vazia, tampinha de refrigerante de cores diferentes, papel com os pares ordenados.

>> Assista ao vídeo

- JOGO DA ASMD – ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
É um jogo matemático que além de proporcionar um maravilhoso divertimento contribuí de maneira significativa para o desenvolvimento do raciocínio e o cálculo mental dos estudantes que deverão durante todo o jogo fazer diversas operações.

>> Assista ao vídeo

- MATERIAL RECICLADO (SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL)
É um jogo matemático que permitirá trabalhar com o sistema de numeração decimal, no qual são detalhadas todas as classes e ordens desses números. Esse mesmo material poderá servir como um excelente alfabeto.

>> Assista ao vídeo

- PAPA TUDO DE FRAÇÕES
"Papa Tudo de Frações", onde o mesmo envolve um breve estudo acerca de frações com o auxílio de um jogo bem dinâmico e que pode envolver toda a turma.

>> Assista ao vídeo

- BATALHA DAS OPERAÇÕES
Jogo matemático que desenvolve ludicamente o raciocínio para um uso contextualizado e significativo das quatro operações. Um jogo para todas as idades, para ser jogado em qualquer lugar e a qualquer hora.

>> Assista ao vídeo
     
- JOGO PERDAS E GANHOS
Elaborado para estudar a aplicabilidade dos sinais de positivo e negativo nas expressões numéricas e, em seguida, ampliar para o estudo das expressões algébricas. Material necessário para a confecção do tabuleiro
- Uma bandeja de papelão para salgados de 40 cm de diâmetro;
- Tintas guache ou para tecido de cinco cores diferentes;

>> Assista ao vídeo
    
- BINGO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
O Jogo vem abordar de forma lúdica as operações matemáticas, jogos de sinais, bem como o raciocínio lógico dos alunos.

>> Assista ao vídeo

Notícias Relacionadas