Estudantes aprendem a cultivar orgânicos em horta escolar

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, no município de Catu (91,6 km de Salvador) estão animados com a colheita dos alimentos orgânicos que ajudaram a plantar. Hortaliças e legumes, como coentro, quiabo, cenoura e alface, estão sendo cultivados e colhidos em uma horta implantada na unidade escolar, em uma ação integrada entre a escola e as famílias.
 
As atividades na horta contam com orientações de Vera Lúcia Miranda dos Santos, que é mãe da estudante Amanda Miranda Santos, 12 anos. “Comecei como voluntária e, hoje, estou como monitora do Programa Mais Educação. Acredito que esta iniciativa é muito importante, pois os alunos aprendem a produzir seus próprios alimentos saudáveis”, destaca a monitora, afirmando, também, que é essencial que a família se envolva nas ações da escola.
 
Gabriel dos Santos, 12, do 7º ano, diz que gosta muito de mexer com a terra. “Na horta, eu aprendi a plantar, limpar, regar e a colher os alimentos e isso é muito legal porque estes legumes e hortaliças são usados na nossa merenda escolar”, afirma. Ele também revela que no espaço próximo a horta são colhidos maracujás, usados para fazer sucos.
 
O estudante Cícero Silvestre, 15, do 9º ano, também aprovou a iniciativa. “É muito bom saber que estamos consumindo alimentos naturais e livres de agrotóxicos”, comenta. Já Marcos Vinicius Cruz, 12, 7° ano, fala sobre o aprendizado com a horta: “Além de cuidar da horta, aprendemos a ter consciência ambiental e a preservar o solo”.
 
Segundo o vice-diretor da escola, Delmaci Ribeiro, os estudantes utilizam a horta para colocar em prática os conteúdos sobre o Meio Ambiente, que são trabalhados de forma interdisciplinar. “Com esta atividade, eles se envolvem mais com a comunidade escolar, saindo do ambiente formal de sala de aula e passando a vivenciar experiências que não fazem parte do cotidiano deles”, ressalta.

Notícias Relacionadas