Estudantes abordam uso racional da água na Semana do Meio Ambiente

Palavras-chave:
Foto: acervo escola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estudantes do Colégio Estadual José Moreira Cordeiro, situado no município de Cordeiros, no Sudoeste baiano, participam da ‘Semana do Meio Ambiente por uma escola sustentável’. O evento – realizado dentro do projeto estruturante Juventude em Ação – Com-Vida, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – acontece até esta sexta-feira (10), com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar para a sustentabilidade do Meio Ambiente. Três temas, especialmente, foram tratados: a reciclagem, o combate ao desperdício e o uso racional da água.

Para a estudante Jaqueline Pereira Silva, 17 anos, 3º ano, a experiência está sendo “empolgante” porque desperta a consciência sobre a conservação do Meio Ambiente. “Sempre me interessei pelo tema. Evito jogar lixo no chão e busco economizar água, esse bem precioso. Mas este evento me estimulou a me inteirar ainda mais nas questões que envolvem o cuidado com o nosso planeta”, declara. Ela destaca o projeto de reutilização de água da escola.

A colega Jairlana Nunes, 17 anos, 3º ano, completou: “O nosso envolvimento na Semana do Meio Ambiente da nossa escola é muito importante para nos tornarmos cada vez mais protagonistas de atitudes que servirão de exemplo para toda a comunidade. Ao final do evento, com certeza estaremos mais conscientes para defender o nosso meio ambiente”.

A diretora Elen Caires destaca que 80% dos alunos da unidade são oriundos da zona rural, onde a falta de chuva traz prejuízos para o solo e, consequentemente, para as plantações. “Desse modo, a nossa Semana do Meio Ambiente tem a proposta de não só conscientizar os estudantes, mas que eles possam, também, levar a reflexão para as suas comunidades, onde nem sempre o solo, por exemplo, sofre queimadas, não sendo tratado com sustentabilidade”, relata a diretora Elen Caires.

Programação
A programação da Semana do Meio Ambiente também envolveu a exibição de filmes sobre o tema, caminhada pelas ruas da cidade e um debate sobre o tema ‘A questão da água no nosso município e no mundo: consumo e desperdício’, com a participação de um representante da Embasa. O concurso “Minha Lixeira Sustentável” também mobilizou os estudantes. “O principal objetivo deste concurso foi incentivar a reciclagem do lixo, bem como a sua destinação correta. Os alunos de todas as turmas tiveram a oportunidade de colocar em ação a sua criatividade para criar lixeiras a partir de diversos materiais reutilizados e reciclados que, de outra maneira, estariam no lixo”, destaca a professora de Geografia, Cíntia Cordeiro.

Juventude em Ação
O projeto Juventude em Ação é uma ação pioneira no Estado, com o objetivo de promover a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) e elaboração da Agenda 21 escolar. A proposta é incentivar o protagonismo juvenil, estabelecendo ações e metas a serem realizadas através de um diagnóstico participativo da realidade socioambiental da escola, promovendo a inclusão da Educação Ambiental de forma transversal e interdisciplinar. Anualmente, acontece o Encontro Estadual de Com-vida com o objetivo de promover a socialização de experiências entre as escolas participantes do Projeto Juventude em Ação.

Notícias Relacionadas