Estudante tem redação sobre a Amazônia premiada em concurso internacional

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A estudante Marina Novais, 16 anos, que faz o curso técnico em Segurança do Trabalho, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Anísio Teixeira, localizado no bairro da Caixa D’água, em Salvador, teve sua redação selecionada em concurso internacional de redação sobre a importância da preservação da Amazônia para o mundo, promovido pela editora Kawo-kabiyesile. A redação da estudante será publicada em um livro coletânea sobre a temática, que contará com outras produções de jovens e adultos de diferentes países.

O texto dissertativo-argumentativo da estudante teve como foco a discussão sobre a importância da proteção e defesa do meio ambiente da Amazônia. “Abordei a negligência do Governo Federal em relação à Amazônia e destaquei o código florestal; os habitantes naturais, como os indígenas e ribeirinhos, que são deixados de lado; e, também, falei sobre as fábricas ilegais e a falta de fiscalização diante desses problemas”, afirmou Marina.

Segundo a estudante, o apoio do CEEP foi fundamental para a construção do texto. “Tive a ajuda da minha professora de Metodologia Científica, Nathalia, que organizou uma oficina para auxiliar os alunos interessados em participar do concurso. Utilizamos apostilas para entendermos melhor a estrutura de uma redação e a professora foi nos mostrando como desenvolver os nossos textos. Já em casa, a minha tia Renata Novais olhava o meu texto e dizia o que estava bom ou precisava acrescentar e eu adicionei informações retiradas de noticiários, sites e vídeos pesquisados”, explicou.

A jovem não esconde a satisfação em ter seu texto selecionado para uma publicação internacional. “Estou muito feliz por esta oportunidade. É muito bom saber que, por meio de incentivos e de ajuda, eu consegui conquistar isso, que é importante para o meu crescimento e para a minha autoestima, pois se trata de uma coletânea escrita por pessoas de diversas partes do mundo”, revelou, entusiasmada.

Marina afirmou, ainda, que o corpo docente do CEEP sempre incentivou os estudantes ao hábito da leitura e que isso também influencia na qualidade do texto. “Os professores nos estimulam bastante e passam vários livros para a gente ler. O CEEP possui uma biblioteca com muitos livros bons e isso mostra a atenção e o cuidado que a direção tem em relação à nossa aprendizagem”, disse a estudante, que ficou sabendo do concurso na própria unidade escolar.

A diretora do CEEP, Veronica Lisboa Ramos, falou do estímulo à leitura na unidade escolar. “A nossa biblioteca possui vários livros, tanto técnicos quanto paradidáticos. Além da leitura, que é bastante estimulada pelos professores, também destaco os projetos desenvolvidos durante o ano letivo e que também contribuem para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes”, comentou a gestora.

 

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