Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudante de Bom Jesus da Lapa conquista vaga em Programa Futuras Cientistas
A estudante Vitória Cristina dos Santos, 18 anos, do Colégio Estadual Everton Oliveira de Santana, no Distrito de Favelândia, em Bom Jesus da Lapa, está comemorando o triunfo de ter sido aprovada na Banca de Estudos 2024 do Programa Futuras Cientistas. Realizada pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) – órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a iniciativa busca preparar seu público-alvo para o Exame do Ensino Médio (Enem) e instigar a participação feminina no meio científico e tecnológico. A meta é promover o desenvolvimento do pensamento e das atividades científicas transdisciplinares, reduzindo barreiras para o acesso e a permanência de meninas e mulheres nos espaços científicos.
Vitória Cristina revela que sua aprovação na Banca de Estudos 2024 foi uma conquista pessoal muito significativa, por ser uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos. “Foi muito importante para minha vida escolar. Esta realização é fruto de muita dedicação minha, por sempre buscar aprender, e de todos os envolvidos em transmitir conteúdos fundamentais, em especial a professora Gabriela, que me apresentou o projeto e me incentivou a fazer a inscrição”.
A estudante conta, ainda, que, ao receber o resultado, foi uma das maiores alegrias que já sentiu. “Fiquei imensamente feliz por ver meu nome na lista dos aprovados e me senti privilegiada, porque, em meio a poucas vagas e muitas pessoas inscritas, eu fui classificada. Sei que não foi privilégio e muito menos sorte, e sim consequência do meu esforço em tirar notas boas durante a minha trajetória acadêmica”. Agora, pretende usufruir a oportunidade ao máximo. “Por meio da Banca de Estudos 2024 e de toda a minha bagagem acadêmica, desejo conseguir uma nota excelente no Enem e nos demais vestibulares que pretendo realizar”, completa a aluna, que irá tentar uma vaga no Ensino Superior para um curso na área das Ciência e Tecnologia.
O diretor do Colégio Estadual Everton Oliveira de Santana, Ailton Silva Nascimento, comenta que a comunidade escolar e a população local estão vivendo “um momento ímpar” com a aprovação de Vitória Cristina na Banca de Estudos 2024 do Programa Futuras Cientistas. “Ela é muito dedicada aos estudos, inteligente, amiga de todos e respeitosa. Gosta de ler e participa de todos os eventos propostos pelos professores da escola. Chegou ao Ensino Médio já como aluna nota 10, sempre tendo estudado em escola pública. Vitória é um orgulho para todo o sistema educacional público do nosso Estado e, principalmente, para o nosso colégio”, comemora.
Sobre o programa – O Futuras Cientistas promove, desde 2012, a participação de estudantes e professoras do Ensino Médio de escolas da rede pública nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com o objetivo de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. Depois de uma década de atuação consolidada nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe, o projeto alcançou, há dois anos, abrangência nacional. Nesta edição, o programa ofereceu 470 vagas ao público de todo o Brasil. Pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa dos 26 estados e do Distrito Federal puderam submeter seus projetos para avaliação. Dados de até 2022, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Desses, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores