Estudante da rede estadual é destaque no Karatê-dô

A estudante da rede estadual Elica Bispo Santos, 18 anos, do 3º ano do Colégio Estadual Pedro Calmon, em Salvador, é apontada como uma das promessas no karatê-Do na Bahia. A aluna, que faz parte do projeto Mais Educação, recentemente representou a rede estadual em um campeonato da modalidade, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A seleção ocorreu durante oficina de karatê, com 100 participantes, realizada no Colégio pelo Mais Educação, do Governo Federal, implantado, na Bahia, pela Secretaria da Educação do Estado.

A estudante, que já tem medalhas e troféus em campeonatos baianos, conheceu o karatê por meio desses programas. “Quando tive contato com o karatê-Do, eu estava na 6ª série, foi durante uma oficina e me apaixonei”, revela Elica que já é faixa marrom e está felicíssima com a primeira viagem interestadual e primeira competição nacional de que participou. “Foi uma grande oportunidade. Meu objetivo foi participar. Contei com o apoio do Mais Educação que nunca me deixou na mão e está presente na minha vida há muito tempo, me acompanhando, me oferecendo oportunidades de crescimento pessoal”, relata.

 

Evento no Rio Grande do Sul

A estudante vislumbra participar de outras competições. Para tanto, cumpre uma rotina concorrida para conciliar estudo pela manhã com treino à tarde e trabalho, pois ajuda a mãe na preparação e venda de acarajé, no bairro da Boca do Rio, onde mora. “Meu dia a dia é meio difícil, mas é divertido também. Aprendo muita coisa e conheço muita gente. Pretendo chegar à faixa preta, prestar vestibular para Educação Física e, depois, para Fisioterapia”, comenta entusiasmada.

Se depender de estímulo e de torcida, Elica é uma das promessas para competições futuras como as Olimpíadas 2016. O treinador da estudante, Jonathan Miranda, elogia o potencial esportivo dela. “Tecnicamente, Elica é uma atleta com muito potencial para a luta”, afirmou. Entre os colegas, a torcida só aumenta. “Ela é muito responsável, uma ótima atleta, super gente boa. Todo mundo do karatê se inspira nela para chegar onde ela chegou”, afirma Jéssica Helena de Melo, 14 anos, 8ª série. Luís Cláudio Assunção, 15 anos, 1º ano, também virou fã. “Elica é muito legal com a gente. É um exemplo de pessoa e merecedora dessa oportunidade porque é muito esforçada e dedicada”.

A diretora do colégio, Agacy Ribeiro, afirma que Elica Bispo Santos é um exemplo de superação e determinação. “Ela está conosco desde a 5ª série, chegou com dificuldades de aprendizagem e o karatê ajudou na melhoria do rendimento escolar e aumentou sua autoestima. Comemoramos muito o fato de ela ter ido para uma competição nacional. Ela se machucou, não chegou à final, mas isso não tira o brilho e nem o mérito dela que representou a nossa escola, a partir de um viés importante que são os programas Educação Integral e o Mais Educação”.

A professora comunitária do Mais Educação, Carolina Menezes, diz que o programa tem sido fundamental para a descoberta de novos talentos a exemplo de Elica. “O Mais Educação chegou aqui em 2009 e, desde então, trouxe muitos benefícios. Os estudantes passaram a ter uma relação mais afetiva, de respeito e de compromisso com a escola e as famílias começaram a acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos”, afirma.

Mais Educação – O Programa Mais Educação (PME), instituído e implantado no país em 2008, pelo Governo Federal, através da Portaria Interministerial nº 17/2007, foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) como estratégia para a implementação da Educação Integral no País. O Mais Educação tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando, a partir do projeto escolar, diferentes ações, projetos e programas nos estados, Distrito Federal e municípios.

O objetivo principal do PME é ampliar tempos e espaços de aprendizagens e, para isso, vem promovendo o debate sobre a educação integral, descortinando a real condição de funcionamento das unidades escolares situadas nos diversos cantos do País, tanto em seus aspectos pedagógicos como em suas estruturas físicas.

 

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