Estado forma mais técnicos de nível médio no interior

O mês de janeiro marca a formatura de novos técnicos de nível médio no interior do Estado. Mais 231 jovens e trabalhadores concluíram os cursos em Centros Estaduais, Territoriais e unidades escolares que ofertam educação profissional nas cidades de Amargosa, Mundo Novo, Rio Real, Conceição do Jacuípe e Lauro de Freitas e estão aptos a uma inserção cidadã no mundo do trabalho.

Em Amargosa, foram formados 48 técnicos de nível médio em Agropecuária, Agroindústria, Análises Clínicas, Enfermagem e Zootecnia pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá (Cetep). A cerimônia de colação de grau foi realizada na Câmara Municipal.

Raimundo Sousa dos Santos, 47, é um dos formandos do curso técnico em Agropecuária, do Cetep do Vale do Jiquiriçá. Mais de vinte anos afastado da escola, ele voltou aos estudos em busca de qualificação profissional. “Tenho uma pequena propriedade rural onde crio animais. Ao longo do curso, ampliei meus conhecimentos, aprendi muita coisa e agora posso gerenciar melhor meu próprio negócio. Estou muito feliz e consciente da formação técnica que recebi para lidar com as exigências do setor de agropecuária”, comemora.

O Cetep do Piemonte do Paraguaçu II, em Mundo Novo, formou 79 técnicos de nível médio em Informática, Comércio e Enfermagem. Em Rio Real, o Colégio Estadual Doutor José Carvalho Batista formou 15 técnicos de nível médio em Agropecuária, e o Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe diplomou 41 novos técnicos de nível médio em Informática.

Tainá Dias Santana, 18, nova técnica em Informática, pelo Colégio Estadual Conceição do Jacuípe, já está trabalhando em um provedor de Internet. “Ao concluir o estágio, fui chamada para trabalhar com suporte de Internet das máquinas quando necessário. Também realizo atendimento residencial quando os clientes estão com problemas de conexão. Estou muito feliz. É meu primeiro emprego e o melhor, tenho minha carteira assinada”, comemora.

Na Região Metropolitana de Salvador, o Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (Ceep), em Lauro de Freitas, formou 30 técnicos em Manutenção e Suporte em Informática. A cerimônia foi realizada na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia.