Estado da Bahia forma novos técnicos de nível médio no interior

O Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (Ceep), localizado no município de Guanambi, realiza, nesta quinta (19/09) e sexta-feira (20/09), a formatura de novos técnicos de nível médio em Vendas, em Comércio e em Segurança do Trabalho. São 109 jovens e trabalhadores que estão aptos a uma inserção cidadã no mundo do trabalho.

Os novos técnicos foram formados, em um período de dois anos e meio, pela forma de articulação Proeja Médio. Eles tiveram a oportunidade de voltar a estudar para concluir o ensino médio e, ao mesmo tempo, obter uma profissão.

Esta é realidade de Gileno da Silva Alves, 42, um dos formandos do curso técnico em Segurança do Trabalho. Ele não esconde sua satisfação e emoção. Depois de doze anos afastado da escola, voltou a estudar para concluir o ensino médio. “Precisava trabalhar para manter minha família, não tinha condições de conciliar trabalho e estudo. Fiquei sabendo que podia fazer esse curso após ir à escola onde meu filho estuda. Ele também faz um curso técnico. Não imaginava que teria esta oportunidade com a idade que tenho. Sou muito grato à direção do Centro por ter me incentivado e ao Governo pela possibilidade de hoje ter um diploma”, disse.

Gileno conta que, graças à profissão, novas oportunidades surgiram em sua vida. “Hoje estou trabalhando em uma empresa que presta serviço à concessionária responsável pela construção do Complexo Eólico Alto Sertão II, instalado aqui na região. Minha nova casa está quase pronta, comprei uma moto, poderei dar uma vida mais confortável para minha família. Estou muito feliz e realizado”, concluiu.

Marcio Adevnei Coelho dos Santos, 28, que também será diplomado como técnico em Segurança do Trabalho, também está empolgado com a profissão. “O curso é muito bom, é de alta qualidade. Já está tudo pronto para montar meu negócio e começar a vender equipamentos de segurança para o Território. Foram quase três anos de muito aprendizado, troca de conhecimento e experiências com nossos professores e, também, com a comunidade, quando realizávamos as ações de intervenção social”, contou.

A professora Ana Paula Nascimento Lopes, vice-diretora do Ceep, ressalta que a formatura e a inserção de novos técnicos de nível médio no mundo do trabalho reafirma o compromisso do Governo com a população do Território e do Estado. “É mais uma turma que está sendo inserida e muito destes novos técnicos já estão absorvidos, preenchendo as lacunas existentes. Desta forma, estamos no caminho certo na construção de uma política pública para o benefício de todos”, afirmou.

Ceep em Saúde e Gestão – Em 2008, ano de implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, havia 223 matriculados no Centro Educacional João Durval Carneiro que, em 30 de novembro 2010, foi transformado em Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão. Atualmente, o CEEP conta com 1.144 matriculados em nove cursos técnicos: Administração, Análises Clínicas, Comércio, Enfermagem, Gerência e Saúde, Secretaria Escolar, Secretariado, Segurança do Trabalho e Vendas.

Notícias Relacionadas