Estado convoca mais jovens para o Primeiro Emprego

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais 500 jovens formados pela Rede Estadual de Educação Profissional estão sendo convocados pelo Governo do Estado para a inserção no mundo do trabalho, por meio do Programa Primeiro Emprego. Um ato, que marcará a assinatura das carteiras de trabalho dos jovens, será realizado, às 9h, no Hotel Deville, em Stella Maris, nesta terça-feira (28), com as presenças do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e do governador Rui Costa.

O programa é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, e representa uma ação social de combate ao desemprego dos jovens. Além da oportunidade de trabalho, também melhora o aprendizado, pois o preenchimento das vagas depende do desempenho escolar dos estudantes. Eles são selecionados por curso e município com base em um ranking, de acordo com a performance escolar durante a formação profissional. 

A meta do programa é oferecer nove mil vagas até 2018. Até agora, quase quatro mil jovens já foram convocados. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo. Nos órgãos estaduais, além do salário mínimo, o contemplado tem direito a benefícios como plano de saúde (Planserv), vale-transporte e alimentação. Em ambos os casos, os estudantes terão suas Carteiras de Trabalho assinadas e todos os direitos garantidos.

Inscrições - Para participar do programa e ter a primeira experiência profissional, os estudantes que estão concluindo os cursos técnicos de nível médio e egressos, até o ano de 2015, da rede estadual de Educação Profissional, devem se inscrever no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), disponibilizando dados como telefone, e-mail e endereço. A outra alternativa para se cadastrar no Primeiro Emprego é ir direto na unidade escolar onde está matriculado ou concluiu o curso técnicos de nível médio.

A inscrição é essencial para que os estudantes sejam contratados. A convocação para as vagas é feita pelo SineBahia, através de publicação no Diário Oficial. O convocado também é acionado por telefone. Depois, o SineBahia encaminha os técnicos para os órgãos e empresas participantes do Primeiro Emprego. Os empregos serão oferecidos na área de estudo de cada jovem, tanto em órgãos públicos quanto na iniciativa privada.

Acesse todas as informações sobre o cadastramento no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/primeiroemprego).

Notícias Relacionadas