Escolas de Santo Antônio de Jesus começam preparação para Congresso de Estudantes da Rede Pública Estadual

Cerca de 180 estudantes das escolas da rede estadual ligados à Diretoria Regional de Educação de Santo Antônio de Jesus (Direc 4) se preparam para a realização do V Congresso de Estudantes da Rede Pública Estadual (Cerpe). O evento, que acontece nos dias cinco e seis de junho, no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (Cetep Recôncavo), em Santo Antônio de Jesus, tem como objetivo buscar o fortalecimento da gestão democrática e participativa nas escolas. Convocados pelo Fórum Regional de Estudantes da Rede Pública Estadual, líderes estudantis das 24 unidades escolares se reuniram, nesta semana, na sede da Direc, para discutir as ações de mobilização, visando a uma grande participação dos alunos no evento.

“Nosso objetivo em ajudar na preparação da quinta edição do Cerpe é incentivar a atuação dos grêmios estudantis, dentro do compromisso sete do Programa Todos pela Escola, cuja meta é fortalecer a gestão democrática e participativa na rede de ensino. Isso significa a consolidação do processo de eleição para dirigentes escolares e do processo de eleição e qualificação para colegiados escolares, bem como o incentivo à formação dos grêmios estudantis”, destacou o  diretor da Direc 4, Clóvis Esequiel Santos.

Fotos: Arquivo da Direc 4

Durante os próximos 20 dias, os estudantes vão discutir em suas unidades as propostas que levarão ao V Cerpe, cujo tema é Movimento Estudantil: história, desafios e perspectivas – por uma educação pública do tamanho do Brasil. Os participantes do congresso irão, também, eleger os representantes estudantis de cada escola, sendo que o número de delegados é proporcional ao número de alunos matriculados, conforme adianta Clóvis Esequiel.

A presidente do Fórum Regional de Estudantes da Rede Pública Estadual, Ingrid Souza dos Santos, aluna do Cetep Recôncavo, acredita que a parceria com a Direc 4 é importante para se estabelecer o diálogo sobre a estruturação do V Cerpe. “A reunião foi interessante para motivar e informar os líderes estudantis sobre questões referentes à organização do congresso, e sobre os temas que pretendemos discutir no evento, a exemplo do movimento estudantil, que teve um papel fundamental contra a ditadura militar”.

O presidente do Grêmio do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes (Santo Antônio de Jesus), Adailton Clementino Oliveira, 23 anos, considera que a parceria da Direc na organização do V Cerpe é uma forma de juntar esforços para que o congresso seja realizado. “Nossas discussões passam por questões como vestibular, incentivo aos estudos, cidadania, voto aos 16 anos e participação dos estudantes nos projetos estruturantes de seus colégios, ou seja, na vida escolar”, afirma.