Escola Parque é palco da regional dos projetos de arte e cultura

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Mais de 1500 estudantes das escolas estaduais de Salvador e Região Metropolitana lotaram o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na Caixa D´Água, nesta quarta-feira (28), na etapa regional dos projetos de arte, cultura e ciências, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Durante todo o dia, os estudantes apresentaram suas criações musicais, teatrais, audiovisuais, literárias, científicas, dentre outras expressões, no teatro da Escola, para uma plateia entusiasmada, formada por colegas, gestores, professores e familiares.

A programação envolveu os seguintes projetos estruturantes: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Dança Estudantil (Dance), Canto Coral Estudantil (Encante) e Festival Estudantil de Teatro (Feste). Além disso, forma expostos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos pelos estudantes através do projeto Ciência na Escola.

O estudante Estefan de Jesus, 22 anos, que cursa o 1º e 2º ano, da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Ouro Negro, no município de Candeias, foi um dos finalistas do Dance. “Minha coreografia chamada de ‘Atitude’ é uma dança de rua e minha inspiração foi o rei do pop Michael Jackson. Sempre gostei de dançar e o dance me incentivou a ter uma carreira como dançarino profissional”, afirma.

O Coral do Colégio Estadual Antônio Balbino, na cidade de Madre de Deus, se apresentou, no âmbito do Encante, com a canção “Estúpido cupido”. Para a estudante Bruna Amorin, 16, do 1º ano, é maravilhoso subir ao palco com seus colegas. “É uma emoção muito grande chegar até esta fase e saber que descobri recentemente o meu talento vocal nas audições para o Encante na escola”, diz.

Dona Neide dos Santos fez questão de prestigiar a filha Yasmin Ferreira Ricardo, 17, do 3° ano, do Colégio Estadual Enriqueta Martins Catharino, de Salvador. A estudante é uma das finalistas do AVE e apresentou o autorretrato pintado por ela e mais duas colegas. “O quadro foi pintado a partir de uma foto que elas tiraram há alguns anos e mostra a amizade que elas contraíram na escola”, afirma dona Neide. Para Yasmin, a pintura tem vários significados. “Representa a feminilidade, o poder da mulher, o amor pela escola e o sentimento de união”, explica a estudante.

Entre os projetos científicos estava o do estudante com deficiência visual, Jocemar Oliveira, 34, do 7° e 8° ano, da EJA, do Colégio Estadual Antônio Sérgio Carneiro, em Salvador. “Mostrei como aproveitar as funcionalidades dos repelentes naturais com laranja, limão, cravo e lavanda, que espantam os mosquitos, além da arruda e da hortelã, que também espantam pragas nas hortas”, explica.
Os selecionados nesta etapa regional irão participar, em Salvador, da culminância estadual, juntamente com os demais selecionados dos 27 Núcleos