Equipes representam a rede estadual de ensino na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes da rede estadual de ensino de Salvador, Barreiras, Itabuna e Vitória da Conquista estão representando a rede estadual de ensino na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece neste sábado e domingo (24 e 25), no Shopping da Bahia, em Salvador. Só os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) contam com 17 equipes. A oficina de Robótica é uma das atividades oferecidas pelos Centros Juvenis aos estudantes no turno oposto aos quais estão matriculados e contribui para fortalecer as aprendizagens em diversas áreas do conhecimento, a exemplo da Física e da Matemática, fazendo com os alunos assimilem os conteúdos de forma lúdica e dinâmica.

A OBR mobiliza um total de 57 estudantes e cinco professores dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura de Salvador, Barreiras, Itabuna e Vitória da Conquista. O objetivo da competição é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino e aprendizagem brasileira.

O professor do curso de Robótica do CJCC Salvador, Elton Barreto, destacou a importância do evento para o aprendizado dos estudantes. “Durante a competição, as nossas equipes vão poder apresentar tudo que foi desenvolvido por nós nas aulas do Centro Juvenil, além de aprender ainda mais com a troca de experiência”, disse.

Já o estudante Rafael Sacramento, 16, do Colégio Estadual Mario Augusto Teixeira de Freitas, em Nazaré, falou que espera bons resultados. “Estou muito entusiasmado, porque é a segunda vez que estou participando da competição e, com mais experiência, acredito que podemos ter um desempenho melhor. Também é muito divertido conhecer pessoas e o trabalho desenvolvido por estudantes de outros locais”, disse.

Sobre os CJCC - Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) têm sido um ponto de encontro dos estudantes que, no turno oposto aos quais estão matriculados, participam de cursos e oficinas oferecidos. Os centros ampliam a jornada escolar, diversificam o currículo dos estudantes e ampliam o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas com as atividades voltadas à arte, cultura, inovação e ciência. Uma das oficinas mais procuradas é justamente a de Robótica. O CJCC também tem sede nos municípios de Jequié, Serrinha, Feira de Santana e Irecê.