Encontro Estudantil Todos pela Escola entra para o calendário de eventos da Bahia

Após três dias de exposições e apresentações de projetos, além de cursos, jogos e oficinas, o Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, que teve a sua terceira edição realizada entre os dias 28 e 30 de outubro, na Itaipava Arena Fonte Nova, entra para o calendário de eventos na Bahia. Com mais de 20 mil participantes, o encontro marca as culminâncias de projetos realizados nas escolas estaduais durante todo o ano letivo.

O Governador da Bahia, Jaques Wagner, destacou a importância do Encontro para o desenvolvimento da educação no Estado. “Acho que essa ação motiva o estudante na escola, pois há muita experiência interessante que, eventualmente, pode se tornar um produto posteriormente, além das criações artísticas. Cumpre, também, o papel de incentivar professores e funcionários, para que tenhamos, cada vez mais, uma educação de qualidade na Bahia”, diz.

Fotos: Claudionor Jr e Geraldo Carvalho Ascom/Educação

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, falou da consolidação do Encontro. “Essa é uma mostra da grandiosidade do jovem da escola pública. Quando é dada a oportunidade, ele corre atrás e responde com grande capacidade. Acredito que devido à sua importância, o evento marca, de forma permanente, o calendário cultural do Estado”. O secretário ainda ressalta a abrangência do evento, que atinge escolas de todas as regiões. “Os projetos de cultura, arte, esporte e ciência chegaram a todas as unidades, sem distinção. Portanto, todos estão de parabéns”.

A estudante Amanda de Oliveira, 16 anos, do Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri, em Inhambupe, contou sobre a sua experiência no evento. “Gostei bastante dos dias que participei. Achei os projetos muito bons e o que mais me chamou a atenção foi o interesse dos alunos, todos com muita vontade de mostrar os trabalhos desenvolvidos”, relata.

Em visita ao Encontro, a dona de casa Antonilia Nascimento ressalta a importância de um projeto que coloca o estudante como protagonista. “A proposta é maravilhosa, e neste evento podemos ver a grandeza dos estudantes da rede estadual,” salienta.

Projetos – A Secretaria da Educação da Bahia desenvolve, durante o ano letivo, diversos projetos estruturantes nas escolas, voltadas para a ciência, arte, esporte e cultura, que são apresentados no Encontro Estudantil. São eles: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (Dance), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante), Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba) e Mostra da Educação Profissional. Além de cursos e oficinas organizados pelos Centros Juvenis de Ciência e Cultura.

Os estudantes interessados em participar dos projetos devem entrar em contato com as diretorias das suas respectivas unidades escolares e obter informações sobre os calendários de inscrição. Os projetos passam por duas etapas: escolar e regional. Os selecionados participam da etapa final, que acontece no Encontro Estudantil Todos pela Escola, no segundo semestre de cada ano.