Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Encontro Estadual da UNCME Bahia discute políticas educacionais, em Salvador.
A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia (UNCME-Bahia) está realizando seu 26° encontro estadual, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC). O evento foi iniciado nesta segunda-feira (20) e segue até quarta (22), em Salvador. A atividade reúne cerca de mil participantes, incluindo conselheiros e dirigentes municipais de Educação para discutir a temática central "Os conselhos de Educação e o fortalecimento das políticas educacionais para a Educação Básica: por uma nova educação, inclusiva, transformadora e com qualidade". Na oportunidade, acontece também a posse simbólica da nova diretoria da UNCME-Bahia, eleita para o mandato de 2024 a 2027.
Realizado anualmente, o encontro tem como objetivo principal debater questões estruturantes relacionadas ao direito à educação nos municípios e definir pautas conjuntas para a melhoria da qualidade educacional no Estado. Presente na abertura, a secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, reitera que o evento é uma oportunidade para o Governo do Estado reafirmar o compromisso de consolidar o conselho estadual e os conselhos municipais e garantir os direitos dos estudantes. “Nestes três dias, os participantes vão poder renovar suas baterias e voltar para suas cidades levando as orientações e os direcionamentos construídos aqui, neste espaço de debate. É preciso muitas mãos para construir a educação que acreditamos. E, no Governo da Bahia, acreditamos no seu poder transformador”, ressalta.
Articulação - Os encontros estaduais integram o calendário de eventos da UNCME nacional. Para o presidente nacional da entidade, Manoel Humberto Lima, a articulação com a SEC representa um marco. “Foi daqui da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que tivemos a primeira formação de conselheiros em todo o Nordeste, em plena pandemia. Então, é importante a discussão que fazemos das pautas estaduais, mas com o olhar voltado também para o que está sendo discutido nacionalmente, a exemplo da Política Municipal de Educação Integral, assim como o Sistema Municipal de Ensino. São pontos que fazemos questão de acompanhar e, a partir desses encontros, buscar possíveis soluções”, explica.
A coordenadora estadual reeleita da UNCME Bahia, Gilvânia Nascimento, acrescenta que o encontro é um momento de troca de experiências e conhecimentos para a construção de estratégias direcionadas aos desafios da Educação Básica. "A articulação com a SEC é muito importante para, juntos, trabalharmos nesse processo de fortalecimento da inclusão, da educação transformadora com qualidade social para todos os cidadãos baianos", ressalta.
Destaques - Além das sessões plenárias, o evento inclui mesas de debates. Destacam-se a Mesa de Debates II, nesta terça-feira (21), que abordará "Educar e Cuidar como compromissos da Educação Brasileira (década 2024/2034): acesso, permanência, busca ativa, alfabetização e sucesso escolar", e a Mesa de Debates IV, que acontece no último dia do encontro, que discutirá "Educação Integral: diretrizes, compromissos e desafios para a formação integral na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio". Participaram, ainda, da solenidade de abertura o presidente do Conselho estadual da Educação, Roberto Gondim; o presidente da UNDIME, Anderson Passos; o coordenador da Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA), João Danilo Oliveira; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira; o coordenador do CEDUC – Ministério Público da Bahia, Adriano Chaves; e o coordenador da Federação dos Trabalhadores em Educação (FTE), Waldir Silva.
Notícias Relacionadas
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas