Encontro capacita dirigentes escolares em territórios diferenciados sobre gestão de recursos

O município de Paulo Afonso está sediando a 1ª Capacitação Técnica Presencial para Gestores de Escolas em Territórios Diferenciados, que acontece até esta terça-feira (11), no auditório do Colégio Estadual Paulo Freire. Com o tema “O fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e das ações integradas nas escolas em territórios Indígenas, Campo e Quilombolas na Região Nordeste”, o encontro reúne representantes de 12 escolas indígenas pertencentes aos Núcleos Territoriais de Educação do Semiárido do Nordeste II (NTE 17) e de Itaparica (NTE 24).

Deusdete Gomes, diretor do NTE 17, destacou a importância do encontro para fortalecer as ações de Educação Indígena e os projetos da Secretaria da Educação do Estado (SEC). “É fundamental para alinharmos estratégias e fortalecermos a Educação Indígena em nossa região. Nós, enquanto gestores, precisamos estar capacitados e orientados em relação à lei para que possamos aplicar o dinheiro de forma correta na escola, já que temos a real noção das necessidades de cada unidade escolar”.

Fotos: divulgação
Durante todo o dia, os participantes discutirão temas como a execução do PDDE; a prestação de contas e das ações integradas, abordando dificuldades e facilidades; e a ferramenta de comprovação da execução dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além disso, como parte da programação, participarão de atividades e apresentações em grupos.

Marcos Antônio Queiroz, diretor do NTE 24, expressou sua alegria em participar do evento. “É uma felicidade estar presente em um encontro tão significativo como este. Esta formação vem se somar às práticas já implantadas nas escolas indígenas no norte da Bahia, permitindo a melhoria na execução nos nossos territórios e na prestação de contas desses programas”.

Elaine Patrícia de Sousa Oliveira, diretora do Colégio Estadual Indígena Ângelo Pereira Xavier, localizado no município de Glória, ressaltou como a capacitação ajudará a sua escola. “A formação está sendo dinâmica e nos ajuda a esclarecer as dúvidas do cotidiano sobre o PDDE. Os slides são ótimos e nos trazem o passo a passo para tudo. Houve uma explanação de cada programa e dos novos valores, que é uma novidade para os espaços escolares. Isso vai nos ajudar muito a melhorar a estrutura que já oferecemos. É importante deixar registrada a relevância dessa formação e são vários detalhes que farão a diferença e nos ajudarão muito na organização das consultas e prestação de contas”.