Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Em Jacobina estudantes participam de gincana de leitura virtual no período de quarentena
Para que os estudantes pudessem se envolver com uma atividade pedagógica produtiva e atrativa durante o isolamento social, motivado pela pandemia do Coronavírus, o Centro Estadual de Educação Profissional (CETEP) em Gestão e Negócios Professora Felicidade de Jesus Magalhães, no município de Jacobina, antecipou a tradicional Gincana de Leitura do CETEP e adotou o formato on-line para realizá-la. Em sua 17ª edição, a atividade está acontecendo a partir da indicação de contos, romances, poemas, peças de teatro, novelas e das orientações de leitura, por meio de redes sociais.
A professora de Língua Portuguesa e Redação e coordenadora da Gincana de Leitura, Denise Dias, explica que a ação tem como objetivo principal aprimorar as competências básicas de ler e escrever na Educação Profissional, de maneira prazerosa, crítica e satisfatória, envolvendo os estudantes no aprendizado de conteúdos de sua série de estudo. “Além disso, a atividade visa desenvolver nos alunos participantes práticas, posturas e ações que levem em consideração a atuação eficaz no mercado de trabalho”.
A educadora conta, ainda, que o plano de estudos elaborado foi socializado com os líderes de classe, que estão sendo os monitores das turmas on-line, sob a sua responsabilidade. “Estabeleci vários canais de comunicação para o acompanhamento do processo de aprendizagem, como WhatsApp, Facebook, Instagram e e-mail. Obras como “A morte e a morte de Quincas Berro D´Água (Jorge Amado), “Vidas secas” (Graciliano Ramos), “O alienista” (Machado de Assis) e “A pena e a lei” (Ariano Suassuna), entre outras cobradas nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), integram o conteúdo da gincana.
A estudante Edvanilda Silva Santos, 19, 3º ano do curso técnico em Administração, considera importante a iniciativa. “Estamos tendo a oportunidade de continuarmos a desenvolver mais a leitura e a escrita, através da literatura. Gosto muito dessa gincana, porque aprendemos mais sobre os autores literários, seus livros, conhecendo a história de vida de cada escritor, as narrativas, os temas, os movimentos literários. A atividade nos capacita mais para o aprendizado da Língua Portuguesa e nos prepara para os vestibulares. Esta iniciativa veio de maneira exemplar, no momento certo, pois não podemos estar na sala de aula, mas estamos lendo, sendo orientados e acompanhados”.
O também estudante Bruno Santos, 17, 3º ano do Ensino Médio e líder de classe, reforça o entusiasmo com a atividade. “A gincana virtual é um projeto maravilhoso, através da qual nós, amantes da literatura, podemos desenvolver várias atividades, como por exemplo o "YouTube literário, no qual usamos a leitura e a informática . Então essa idéia de "gincana virtual" está sendo maravilhosa porque eu e meus amigos, mesmo em isolamento social, continuamos conectados com os estudos, aprendendo coisas novas e revisando o que já aprendemos em sala de aula”. A aluna Quezia Souza da Silva, 3º ano do curso técnico em Administração, completa: “É gratificante estarmos unindo algumas ferramentas e recursos para manter a nossa rotina de estudos, de forma produtiva e saudável em meio a este momento de quarentena”.
Suspensão das aulas - Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição das aulas dos 21 dias letivos englobados nos decretos será presencial na rede estadual de ensino. A redefinição do calendário escolar está sendo discutida com as diferentes representações da Educação Básica e do Ensino Superior.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores