Educadores e gestores escolares de 35 municípios se reúnem em Itabuna e Jacobina, nesta terça-feira (11)

Fotos: divulgação

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) reúne, nesta terça-feira (11), educadores e gestores escolares municipais dos Núcleos Territoriais de Educação do Litoral Sul (NTE 5) e do Piemonte da Diamantina II (NTE 16). A iniciativa visa apresentar as ações e os programas executados pelo órgão estadual e ampliar o espaço de diálogo e troca de experiência para sanar dúvidas e fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os municípios, com foco na melhoria do processo educacional nas respectivas regiões.

No Litoral Sul, a reunião acontece no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer, em Itabuna, com a participação de representantes de 26 municípios. A professora Altamira Félix, de Ilhéus, destaca a importância do evento: “É uma oportunidade de alinhar conhecimentos e ampliar a rede de apoio que temos, relacionada às políticas públicas. No meu caso, que trabalho com formação pela escola há mais de oito anos, é importante a troca de experiências para ampliar a qualidade da Educação na região”.

A diretora do NTE 5, Larissa Costa Melo, acredita que a iniciativa fortalece a colaboração entre unidades municipais e estaduais. "Entendemos que é necessária essa interlocução entre os entes municipais e estadual para que tenhamos avanços na Educação de uma forma geral e não de maneira isolada”, explica.

Em Jacobina, os profissionais que trabalham com políticas públicas educacionais em nove municípios estão reunidos, durante todo o dia, no Auditório Professor José Roberto Linhares Maia. A diretora do NTE 16, Nazaré Costa Alves, explica que o encontro, cujo tema é “Direito Social”, aborda a necessidade da discussão do processo de Educação de forma articulada. “É uma oportunidade de aprendizado e de estarmos compartilhando informações e conhecimentos, em uma parceria entre Estado e municípios. Temos um objetivo comum e um foco central, que é a formação de nossos estudantes”, explica.

Temáticas - Nos encontros territoriais, que vão acontecer até 18 de junho, os educadores debatem os programas Formação pela Escola (FPE); Rede Estadual de Assistência Técnica e Pedagógica aos Municípios do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Bolsa Família, Bolsa Presença, Busca Ativa Escolar e Pé-de-Meia, bem como discutem questões relacionadas às ações integradas, ao Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) e ao censo escolar, entre outros assuntos. Na oportunidade, os participantes recebem suporte técnico e discutem estratégias para melhorar a qualidade da educação em seus municípios. A estimativa é que cerca de três mil educadores e gestores participem dos encontros em toda a Bahia.