Culinária nordestina é tema de atividade realizada por estudantes em Santo Amaro

Iguarias da culinária nordestina estão sendo apresentadas, até esta sexta-feira (28/11), durante a I Semana de Culinária realizada por estudantes do curso de Auxiliar de Cozinha, da rede estadual de educação. O curso é ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e está sendo ministrado pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (Ceep), em Santo Amaro. A atividade, voltada para a comunidade estudantil, acontece no próprio Centro.
 
A ação, resultado dos conhecimentos construídos por meio da disciplina História e Cultura da Gastronomia, ministrada pela professora Débora Marinho, oportuniza aos estudantes compreenderem o processo histórico que envolve a gastronomia, além de colocarem em prática conhecimentos teóricos. “Durante o curso, eles não só aprendem a manusear, cortar e preparar um prato. São chamados a reaprender a história voltada às culturas gastronômicas, seja regional ou internacional”, explicou.
 
Na I Semana de Culinária, os estudantes apresentaram vários pratos, entre eles: Torta de macaxeira, Efó (caruru de folha elaborado com Língua de Vaca ou Tarioba) e o Baião de Dois. E, para produzi-los, aplicaram técnicas como mise place, que consiste em separar todos os ingredientes que serão utilizados na receita, já pesados e medidos, até a sua execução; higiene e manipulação das bancas, equipamentos e matéria-prima; cortes dos alimentos e postura do profissional no ambiente de trabalho.
 
Lizandra Silva de Jesus, 19 anos, estudante do Colégio Estadual Teodoro Sampaio, conta que o curso está enriquecendo seus conhecimentos, e que já decidiu seguir carreira na área. “As aulas têm sido muito proveitosas, pois estou aprendendo a elaborar diferentes pratos, aplicando diferentes técnicas de manuseio para que o alimento não seja somente belo, mas saudável para o homem. Eu também já decidi que quero fazer faculdade de Nutrição”.
 
Mais informações sobre o curso - Com duração de 300 horas, o curso tem período de três meses, com aulas ministradas no turno oposto ao qual o estudante está matriculado. No curso, eles aprendem, ainda, a preparar alimentos, organizar a cozinha, realizar higienização, cortes, congelamento, armazenamento e conservação adequada de frutas, verduras, carnes, aves, peixes, crustáceos e frutos do mar.

Notícias Relacionadas